AMBULANTES E GRUPOS DE ECONOMIA SOLIDÁRIA RECEBEM CERTIFICADOS DE QUALIFICAÇÃO EM VIGILÂNCIA SANITÁRIA PDF Imprimir E-mail

Com a finalidade de orientar e qualificar novos empreendimentos de Economia Solidária, a Secretaria Municipal de Trabalho, Emprego e Renda, através do Departamento de Apoio à Economia Solidária (DAES), realizou na noite da última quinta-feira (30), no CEMEI José de Brito Castro, no distrito de Santa Eudóxia, a entrega dos certificados de conclusão do curso “Boas Práticas em Manipulação de Alimentos para Ambulantes”, realizado nos 21, 23, 28 e 30 deste mês com carga horária de 10 horas e que teve como público alvo ambulantes locais e grupos de Economia Solidária.

 

Participaram da solenidade de entrega dos certificados, além dos 20 capacitados, José Eduardo Araújo, diretor do Departamento de Apoio à Economia Solidária (DAES), Fernanda Cereda, supervisora da Vigilância Sanitária, Eliane Salatino, diretora do CEMEI José de Brito Castro, Valcenir Beltrami e Lilian Martinelli, fiscais sanitários e técnicos do Numi Ecosol.

 

José Eduardo Araújo ressaltou que o curso faz parte de um pré-requisito para o cadastro de novos empreendimentos no desenvolvimento de ações e atividades que gerem economia solidária. “Além de se tornar um novo empreendedor, um dos grandes benefícios do curso é o conhecimento adquirido, o que vai permitir aos empreendedores cumprir as diretrizes previstas no Código Sanitário, bem como, a obtenção da Licença da Vigilância Sanitária Municipal, a organização e formação de uma nova associação da economia solidária e principalmente a geração de renda familiar”, destacou o diretor.

 

“As aulas tiveram como conteúdo pedagógico as legislações vigentes e oportunidade de esclarecer dúvidas e realizar de maneira correta todos os procedimentos de adequação do estabelecimento, manuseio e conservação dos alimentos, assegurando a produção de produtos de boa qualidade para o consumidor”, esclareceu Fernanda Cereda, supervisora da Vigilância Sanitária.

 

O secretário municipal de Trabalho, Emprego e Renda, Walcinyr Bragatto, agradeceu a parceria e o apoio das secretarias municipais de Saúde e de Educação, que viabilizaram a realização de todo o processo de capacitação dos ambulantes e os grupos de Economia Solidária. “Queremos agradecer e parabenizar todo o trabalho realizado pela equipe da Vigilância Sanitária que capacitou os empreendedores durante os quatro encontros. Agradecer ainda, a direção do CEMEI José de Brito Castro que cedeu as instalações da escola para a realização do curso e a dedicação dos capacitados que não mediram esforços para participarem das aulas no período noturno. As informações e todo o conhecimento adquirido desde a adequação do estabelecimento, uso de uniformes, armazenamento de produtos e matérias-primas, vão garantir a produção de gêneros alimentícios que em todo o processo de produção cumpram o que está estabelecido na Lei, proporcionando ao consumidor a segurança de levar para a casa produtos com procedência e qualidade”, frisou Bragatto.

 

Ao final do curso os participantes puderam degustar uma série de alimentos (pães, doces, salgadinhos, bolos, lanches, rapaduras, manicarettis, cachorro quente e churros) produzidos pelos próprios capacitados.

 

A Secretaria Municipal de Trabalho, Emprego e Renda, vai oferecer nos próximos meses a mesma capacitação com aulas no Jardim Gonzaga, Cidade Aracy e no centro.

 

(31/03/2017)

 

 

 

 

 

 

 

 

 
 

Agendamentos de serviços

SIM ONLINE

Campanhas e Eventos