PREFEITURA E POLICIAS CIVIL E MILITAR PRETENDEM INSTALAR UM CENTRO INTEGRADO DE MONITORAMENTO PDF Imprimir E-mail

Em reunião realizada na manhã desta terça-feira (14), no Paço Municipal, foi discutida mais uma etapa para a implantação do CIMI (Centro Integrado de Monitoramento e Inteligência), uma parceria entre o município e as policias Militar e Civil.

Participaram da reunião, a quinta realizada desde o início do ano, o comandante da 1ª Companhia do 38º Batalhão de Polícia Militar, Capitão Paulo Roberto Nucci Júnior, o capitão Jeferson Lopes Jorge, Reginaldo Malimpensa da Polícia Civil, o diretor de Segurança Pública e Coordenação de Política Institucional da Secretaria de Governo, Samir Gardini, o comandante da Guarda Municipal, Michael Yabuki, o secretário de Transporte e Trânsito, Coca Ferraz e Cristiano Pedrino, diretor do Departamento de Tecnologia da Informação (TI) da Prefeitura de São Carlos.

 

Desta vez foram discutidos os pontos de instalação de câmeras embarcadas com software OCR (Optical Character Recognition), de acordo com os estudos e demandas de cada instituição.

 

“Com o projeto de instalação de sistema de videomonitoramento por câmeras OCR vai ser possível conciliar tecnologia e inteligência aos indicadores de criminalidade e vulnerabilidade, propiciando assim, melhores respostas. Acreditoque a nova estrutura vai elevar a qualidade e a eficiência do atendimento prestado à população”, explicao diretor de Segurança Pública e Coordenação de Política Institucional da Secretaria de Governo, Samir Gardini.

 

O diretor lembra, ainda, que estão envolvidos nesse projeto as secretárias de Desenvolvimento Sustentável, Ciência e Tecnologia e de Transporte e Trânsito, Defesa Civil e Guarda Municipal. “O secretário José Galizia Tundisi vai elaborar o projeto final”.

 

A intenção é instalar o CIMI no bairro Estância Suiça, antigo hotel Fazenda, onde também funcionará a sede da Defesa Civil. A formulação dos convênios e a definição dos protocolos e níveis de acesso às imagens e banco de dados disponibilizados pelos órgãos envolvidos, ainda serão definidos, assim como o número de câmeras com o sistema OCR.

 

OCR (Optical Character Recognition) – Os recursos de OCR são utilizados para reconhecimento automático de placas de veículos, permite identificar, de forma confiável, veículos com restrições de trânsito (carro roubado, IPVA vencido, multas não pagas, etc.), emitindo alertas às autoridades no momento que passarem pela blitz de fiscalização, possibilitando ação imediata como: apreensão do veículo, rendição dos passageiros e qualquer outra medida que se julgar necessária. Ao passar pela câmera de fiscalização, a placa do veículo é fotografada, registrando-a em um banco de dados de imagens com data, hora, câmera, possibilitando diversas consultas e um gerenciamento mais eficaz do trânsito.

 

(14/03/2017)

 

 

 

 

 
 

Agendamentos de serviços

SIM ONLINE

Campanhas e Eventos