AGRICULTURA GARANTE MERENDA DE QUALIDADE E EM QUANTIDADE PARA ESCOLAS MUNICIPAIS PDF Imprimir E-mail

Motivar funcionários; melhorar a infraestrutura; ampliar a agricultura familiar; investir em estradas e na segurança rural; fornecer verduras, legumes e frutas frescos para a merenda escolar e para as duas unidades do restaurante popular e diminuir o custo dos produtos comprados. Esses são alguns dos objetivos do secretário de Agricultura e Abastecimento, Deonir Tofollo, para este ano. As informações foram divulgadas na manhã, desta sexta-feira (3), no Paço Municipal.

 

Deonir contou aos presentes qual o papel da Secretaria, como encontrou a pasta e quais as ações serão desenvolvidas ao longo do ano. A Secretaria de Agricultura e Abastecimento coordena as políticas agrícolas do município, prestando assistência técnica e apoio aos produtores rurais; é responsável pelo sistema de abastecimento e segurança alimentar e realiza ações de vigilância e fiscalização sanitária de produtos e empresas do setor alimentício.

 

Hoje, fornece alimentação escolar para 17.747 alunos da rede municipal, contando com os alunos em período integral, distribuindo em média 35.494 refeições por dia. Toda semana, são doados seis toneladas de hortifrútis para 23 entidades assistenciais. Os dois restaurantes populares fornecem 1.100 kits de café da manhã e 800 refeições diariamente, de segunda à sexta.

 

Para diminuir os custos, Deonir está fazendo cotações para saber qual o valor dos produtos que serão adquiridos pela Prefeitura. Num levantamento preliminar, a Secretaria encontrou preços muito diferentes dos praticados nos pregões realizados em 2016. Só com carnes, a diferença chega a R$ 500 mil. Diante disso, o secretário decidiu que somente serão realizados pregões eletrônicos. “Em breve, vamos publicar os editais dos pregões de 2017. Não vamos mais realizar pregões presenciais, somente pregão eletrônico. Queremos ampliar a participação de empresas. Nós fizemos uma cotação de preços e o custo ficou meio milhão mais barato”. 

 

Na agricultura familiar, a Secretaria vai acompanhar mais de perto os produtores rurais, propor parcerias e ampliar o escoamento da produção. “Vamos sugerir parcerias com as Embrapas, buscar apoio junto ao Sebrae. Trazer mais informações para o agricultor. Fazer treinamento, apresentar outras culturas, aumentar a produtividade e automaticamente a renda do agricultor e o emprego rural,” afirmou Deonir Tofollo.

 

Para controlar a qualidade dos alimentos, será criado um laboratório de recebimento de alimentos. “Queremos analisar os produtos que chegam, verificar a qualidade dos alimentos, ter uma cozinha teste para garantir a segurança alimentar dos nossos produtos,” afirmou.

 

Deonir garantiu que não haverá problemas no fornecimento da merenda. “A merenda está garantida. Nós nos organizamos no mês de janeiro para que não falte merenda nas escolas do município. Teremos uma merenda boa, de qualidade e em quantidade nas escolas municipais”.  

 

(03/02/2017)

 
 

Agendamentos de serviços

SIM ONLINE

Campanhas e Eventos