PROFESSORA DA REDE MUNICIPAL DE ENSINO É HOMENAGEADA NO IV ENCONTRO NACIONAL DE EDUCAÇÃO VIÁRIA PDF Imprimir E-mail

A Secretaria Municipal de Educação esteve presente no IV Encontro Nacional de Educação Viária, em São Paulo no último final de semana. São Carlos foi representada pela professora da EMEB Carmine Botta, Telma Cristina Santicioli dos Santos Ferreira, com o projeto “ CIRCUITO DO BEM ... do lápis ao volante!”

 

Segundo a professora, “o projeto permeou os conteúdos do ano letivo envolvendo valores fundamentais para a prática da cidadania, destacando a importância da segurança no trânsito. O objetivo do projeto é de conscientizar a comunidade escolar sobre a importância de resguardarem a própria integridade física e a de seus semelhantes ao utilizarem as vias públicas, tornando essas ações imprescindíveis e habituais nos dias de hoje”.

 

O projeto envolveu a comunidade do entorno, valorizando as pessoas que colaboram direta ou indiretamente com as atividades econômicas e sociais do bairro, promovendo reflexões sobre a importância de todos para a segurança no bairro, além de promover a vida.

 

“Trabalhar o trânsito em sala de aula não é apenas uma determinação do Código Brasileiro de Trânsito, que rege a educação para o trânsito como um direito de todos, trabalhar trânsito é falar da vida e de toda sua relação com o meio”, complementou a diretora Cilmara Aparecida Senene Ruy.

 

Na capital a EMEB Carmine Botta esteve em evidência no IV Encontro Nacional de Educação Viária, promovido pela Fundação Mapfre, onde cerca de 40 educadores de todo o Brasil foram selecionados com os melhores trabalhos no âmbito nacional relacionados com o tema.

 

O projeto alcançou excelentes resultados não apenas na comunidade escolar, mas também por ser premiado pela Concessionária Centrovias/ Arteris com o programa“Educar para Humanizar o Trânsito”.  Entre cerca de 60 escolas envolvidas, o projeto recebeu o prêmio de Escola Menção Honrosa 2016.

 

O trabalho realizado na escola durante todo o ano letivo, contou com o apoio e participação de toda comunidade escolar; gestão, professores, funcionários e alunos que desenvolveram valores essenciais à vida e à convivência social.

 

“Sabendo que através da Educação é possível formar agentes multiplicadores de conhecimento e de ações a SME – Secretaria Municipal de Educação apoia e valoriza projetos e parcerias que efetivam a aprendizagem e o comprometimento de todos”, concluiu Douglas Marangoni, Secretário Municipal de Educação.

 

(08/12/2016)