ALTOMANI E LUCÃO ENTREGAM NOVA AMBULÂNCIA PARA O SAMU PDF Imprimir E-mail
Já a Vigilância Epidemiológica recebeu um novo furgão para o transporte de vacinas
 
O Prefeito Paulo Altomani e o presidente da Câmara Municipal, vereador Lucão Fernandes, entregaram na manhã da última sexta-feira (2), para o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU), uma nova ambulância de suporte básico. O veículo foi adquirido pela Prefeitura com apoio do Poder Legislativo, que devolveu R$ 300 mil aos cofres públicos referentes ao duodécimo. 
 
“A partir da contenção de gastos de toda a Câmara, conseguimos junto à Prefeitura, atender estas necessidades do município, em especial diante ao momento financeiro que todos enfrentam”, explicou Lucão Fernandes. O presidente da Câmara lembrou que com a devolução de parte desse duodécimo também foi possível entregar ao Corpo de Bombeiros uma nova viatura, modelo Nissan Frontier Modelo S, que será utilizada pela corporação em ocorrências de afogamento ou em casos de enchentes.
 
O prefeito Paulo Altomani agradeceu o apoio da Câmara Municipal. “Agradeço o apoio da Câmara por mais esta conquista para o SAMU, um importante serviço que salva milhares de vida”, disse.
 
Segundo Denilva da Silva Picolo, diretora de Gestão do Cuidado Hospitalar da Secretaria de Saúde, a nova ambulância já será utilizada pelas equipes do SAMU. “Com mais essa viatura, o SAMU conta agora com 3 viaturas de Suporte Básico (USB), 1 viatura de Suporte Avançado (USA) e 2 motolâncias. Em breve devemos receber mais uma ambulância de suporte avançado, somente estamos aguardando a documentação do veículo”.
 
O SAMU São Carlos realiza 950 atendimentos por mês, mais de 11 mil por ano e atende não apenas na área urbana, mas também na zona rural.
 
Transporte de Vacinas – Na ocasião o prefeito Paulo Altomani também fez a entrega oficial de um veículo utilitário tipo Furgão com refrigeração para o transporte de vacinas à Vigilância Epidemiológica.
 
O veículo foi adquirido com recursos repassados pelo Programa Nacional de Imunização do Ministério da Saúde. O projeto foi encaminhado em abril do ano passado para o Governo Federal que liberou R$ 384 mil para São Carlos, único município da região contemplado.
 
Os recursos foram destinados para a Rede de Frio, que tem como objetivo assegurar que todos os imunobiológicos (vacinas) administrados mantenham suas características iniciais, a fim de conferir imunidade, haja vista que são produtos termolábeis, e deterioram depois de determinado tempo quando expostos a variações de temperaturas inadequadas à sua conservação.
 
Para a diretora do Departamento de Gestão e Cuidado Ambulatorial (DGCA), Claúdia Mazzuccio, o veículo especial garante as condições adequadas até o momento em que a vacina é administrada.
 
A enfermeira Márcia Pallone, responsável pela elaboração do projeto encaminhado ao Ministério da Saúde, destacou que com os recursos também foram adquiridos outros equipamentos. “A Secretaria de Saúde também adquiriu 15 câmaras de vacina que serão disponibilizadas nas Unidades Básicas de Saúde, 1 câmara fria para armazenamento do estoque de vacinas na sede da Vigilância Epidemiológica, 1 veiculo utilitário com carroceria para o transporte de grandes volumes de vacinas e 1 grupo gerador para a manutenção da qualidade das vacinas estocadas”, disse a enfermeira.
 
Participaram também da entrega dos veículos o vice-prefeito Cláudio Di Salvo, o procurador do município, Waldemar Zanette e o vereador Rodson Magno, além de funcionários do SAMU e da Vigilância Epidemiológica. 
 
(02/12/2016)