PREFEITURA OFERECE TREINAMENTO PARA AS MERENDEIRAS DA REDE MUNICIPAL DE ENSINO PDF Imprimir E-mail
A Prefeitura de São Carlos, através das secretarias de Educação e de Agricultura e Abastecimento reuniu durante dois dias, no Sesc São Carlos, 215 merendeiras, divididas em duas turmas, que prestam serviço na rede municipal de ensino.
 
O objetivo principal foi capacitar os profissionais que atuam na área, repassando conceitos de higiene, qualidade, elaboração correta dos alimentos e a importância da alimentação saudável na elaboração de um cardápio balanceado.
 
O treinamento foi ministrado pela nutricionista da Secretaria de Agricultura e Abastecimento, Marinalda Napolitano e pela fonoaudióloga da Secretaria de Educação, Michele Tozo.
 
A fonoaudióloga da Prefeitura orientou as merendeiras com relação à importância da mastigação, da transição alimentar, como a evolução da consistência dos alimentos dos bebês.
 
A mastigação é uma função muito importante para o desenvolvimento facial e geral da criança. Ela é uma função aprendida e desenvolvida ao longo de toda a vida, responsável por quebrar os alimentos em pedaços menores para facilitar a digestão e absorção dos nutrientes.
 
A alimentação complementar ou de transição compreende a oferta de outros alimentos, além do leite materno, que são preparados especialmente para a criança. A introdução desses alimentos, além de oferecer novos nutrientes para o crescimento e desenvolvimento adequados, permite que a criança alcance progressivamente os hábitos alimentares da família. Esse é um período de adaptação da criança à oferta de alimentos em novas texturas, sabores, odores e cores e exige muita dedicação por parte de quem prepara as refeições.
 
O segundo tema abordado foi a qualidade, boas práticas e alimentação saudável. Outra questão levantada foi o Guia Alimentar, que tem como objetivo promover a alimentação escolar saudável e adequada em conformidade com a faixa etária, o sexo, a atividade física e o estado de saúde, incluindo as necessidades alimentares específicas.
 
Segundo o secretário de Educação, Douglas Marangoni, a capacitação é de extrema importância tanto para as merendeiras como para os alunos, que são alimentados de forma correta e saudável. “Investir em cursos desta natureza é garantir saúde das nossas crianças”.
 
Todas as merendeiras também participaram de um workshop do Sesc com o tema “Como temperar sem usar sal”, já que o mineral é um dos vilões mais temidos da atualidade, mas também é o menos combatido, mesmo podendo causar aumento da pressão arterial levando a problemas mais sérios de saúde, como a hipertensão e sobrecarregar os rins.
 
 

Agendamentos de serviços

SIM ONLINE

Campanhas e Eventos