SÃO CARLOS RECEBE A TOCHA OLÍMPICA COM ALEGRIA E RESPEITO PDF Imprimir E-mail
altO comboio com o fogo que vai acender a pira dos Jogos do Rio de Janeiro no próximo dia 5 de agosto chegou a São Carlos nesta segunda-feira (18), por volta do meio-dia e levou uma multidão às ruas. Surpresa do evento a campeã olímpica Maurren Maggi recebeu a Tocha dos embaixadores, alunos da ETEC Paulino Botelho e da EMEB Dalila Galli e foi a primeira condutora pela avenida São Carlos.

 

Em São Carlos uma união de esforços permitiu que o evento fosse realizado, Prefeitura de São Carlos, Polícias Militar e Civil, Corpo de Bombeiros, empresas e diversas outras entidades trabalharam por mais de oito meses para que receber o Tour da Tocha.

 

Escoltados pela Força Nacional, Polícia Rodoviária Federal, Polícias Militar, Civil, Guardas Municipais, Agentes de Transito e mais de duzentos voluntários, os condutores se revezaram a cada duzentos metros, ainda pela avenida o cientista Vanderlei Salvador Bagnato foi um dos mais aplaudidos, e trouxe uma mensagem que tocou o público. “Pra ser inesquecível não precisa ser famoso, basta ser um professor”, exibiu o cientista em um cartaz, mostrando a importância da educação. Com o trânsito interditado os são-carlenses tomaram as ruas, em outro momento de grande emoção a ex-jogadora de futebol Mônica de Paula, medalha de prata com a Seleção Brasileira nos Jogos Olímpicos da Grécia, levou a tocha pelo trecho em frente à Praça Coronel Salles. “Tudo que a chama representa, união, garra e superação, é o que sempre tive em minha vida e hoje ofereço aos meus alunos”, disse Mônica.

 

A cada troca mais emoção e histórias de superação envolvendo os condutores. Muitos foram selecionados em promoções dos três principais patrocinadores, Coca-Cola, Nissan e Bradesco, que bancam o chamado “Tour da Tocha”. O número total de pessoas envolvidas na passagem da Tocha por São Carlos chegou a 600, quatrocentas pessoas da cidade. 

 

Outra multidão esteve reunida na Praça do Mercado, todos querendo tirar fotos e registrar o momento histórico da passagem do fogo que foi aceso em abril em Olímpia, na Grécia, por São Carlos. Após concluir a subida da avenida São Carlos, o comboio subiu pela rua Santa Cruz, também em mão invertida, até chegar a frente da Estação Cultura, onde subiu o pontilhão em direção a rua Dr. Teixeira de Barros, a tradicional rua Larga, já na Vila Prado. Lá um dos momentos de maior emoção, o paratleta Henrique Sacomano Nasser, foi ovacionado pelo público ao levar o fogo. Com limitações para andar, Nasser mostrou determinação e alegria que contagiaram a todos. “Foi a coroação de um trabalho que faço como paratleta há nove anos representando São Carlos, uma grande emoção”, disse Nasser.

 

Em todo o país as histórias contadas estão conectadas, como a de outro condutor, o ex-boxeador e hoje professor de boxe, Valderei Sales. “Sei que ao levar a Tocha pude inspirar meus alunos e tantas outras crianças as quais as quais dedico meu trabalho”, afirmou. Já na chegada ao estádio Luisão, ponto final em São Carlos, o ex-lateral Fábio Aurélio, que esteve nos Jogos em Sidney, com a Seleção Brasileira, foi quem deu a verdadeira “volta olímpica” no estádio, onde mais de cinco mil pessoas aguardavam a chegada. 

 

Fábio exibiu o fogo na Tocha e recolocou na lanterna onde é guardado na transferência entre cidades e viagens. “A tocha é um símbolo de união entre os povos, em um momento de tanta intolerância como o que vivemos, fiquei honrado de levar a mensagem de paz que a tocha traz”, disse Fábio Aurélio. De São Carlos a Tocha seguiu para Ribeirão Preto. O comboio chega ao Rio de Janeiro no dia 5 de agosto para a abertura dos Jogos Olímpicos.
 

(18/07/2016)

 

 
 

Agendamentos de serviços

SIM ONLINE

Campanhas e Eventos