SAMU SÃO CARLOS COMEMORA 10 ANOS DE IMPLANTAÇÃO PDF Imprimir E-mail
O prefeito Paulo Altomani, a primeira dama e presidente do Fundo Social de Solidariedade “Amai-vos”, Alice Altomani, o Secretário Municipal de Saúde, Marcus Alexandre Petrilli e a coordenadora do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU), Denilva da Silva Picolo, em comemoração aos 10 anos da implantação do Serviço no município, entregaram na noite da última quinta-feira (30), no auditório do Paço Municipal, certificados para cerca de 80 funcionários.
 
O SAMU 192 é administrado pelo município por meio da Secretaria Municipal de Saúde, tendo como finalidade acolher o socorro a população em casos de emergência.  A unidade de São Carlos conta com 2 viaturas de Suporte Básico (USB), 1 viatura de Suporte Avançado (USA) e 2 Motolâncias. 
 
O secretário de Saúde no início da semana esteve em Brasília com o Ministro da Saúde, Ricardo Barros, solicitando agilidade na transferência da Unidade Avançada de Boa Esperança do Sul para o SAMU São Carlos e a substituição de duas ambulâncias de suporte básico do atendimento de urgência. “Precisamos substituir as unidades básicas e também ampliar a frota. Em breve também vamos incorporar à frota a ambulância que o deputado Roberto Massafera irá nos enviar a pedido do vereador Rodson Magno, além de outra que já estamos licitando”, garante Marcus Petrilli. 
 
Segundo a coordenadora Denilva da Silva Picolo, hoje 100 funcionários trabalham nos diversos setores do SAMU. “Realizamos 950 atendimentos por mês, mais de 11 mil por ano e atendemos não apenas na área urbana, mas também na zona rural”, explica.
 
“O SAMU, assim como todo o serviço que preza pela vida, é um orgulho para a população. Os resultados positivos alcançados mostram a importância, qualidade e eficiência do serviço. Em reconhecimento a esse trabalho, parabenizo toda a equipe”, disse o prefeito Paulo Altomani.
 
Quando chamar o SAMU - Na ocorrência de problemas cardiorrespiratórios; em caso de intoxicação, trauma ou queimadura; na ocorrência de quadros infecciosos graves; em trabalhos de parto; em casos de tentativas de suicídio; em crises hipertensivas; quando houver acidentes com vítimas; em casos de choque elétrico; em acidentes com produtos perigosos e na transferência de doentes de uma unidade hospitalar para outra.
 
Central de Regulação Médica - Ao discar 192, sua ligação será atendida pela Central de Regulação Médica de Urgência. Em um primeiro momento, a telefonista vai fazer algumas perguntas: motivo da ligação, endereço, ponto de referência e, em caso de acidentes, o número de vítimas. Neste caso, outras duas perguntas serão realizadas: A vítima está acordada? A vítima está respirando? Posteriormente, a ligação é transferida para um médico regulador, que faz o provável diagnóstico, orienta sobre as primeiras ações e avalia a necessidade de envio de uma ambulância. Esta avaliação é feita a partir das informações que você fornecer por telefone, por isso é necessário estar junto ao local em que se encontra o paciente. Esta norma, preconizada pelo Ministério da Saúde, tem por objetivo garantir o encaminhamento mais adequado e permite que o médico regulador vá prestando as primeiras recomendações sobre o socorro, ainda pelo telefone, enquanto a pessoa aguarda a chegada da ambulância. A indicação de atendimento dada pelo médico regulador é adaptada a cada necessidade, e pode ser: orientação por telefone ou ativação de unidades móveis de acordo com o tipo de atendimento, traumático ou clínico, e a gravidade estimada do caso, podem ser acionadas unidades de suporte básico (USB) ou unidade de suporte avançado (USA). Após o acionamento das unidades, a central de regulação médica de urgência acompanhará o atendimento até seu término, apoiando as equipes quando necessário e preparando a recepção hospitalar adequada ao atendimento da urgência.
 
(01/07/2016)
 
 
 

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