INAUGURADO AUDITÓRIO WILSON WADY CURY PDF Imprimir E-mail
altO prefeito Paulo Altomani, acompanhado do Secretário Municipal do Trabalho, Emprego e Renda, Hilário Apolinário de Oliveira, inaugurou na tarde de quinta-feira (30), na Casa do Trabalho “Antonio Cabeça Filho”, o auditório Wilson Wady Cury. Com empenho da prefeitura e dos servidores da secretaria municipal de trabalho, a reforma do espaço contou com a colaboração do CIEE, ACISC, SENAC e outras instituições. O local em breve ganhará um centro de informática que servirá para cursos gratuitos de informática oferecidos pela secretaria. A realização foi por meio de projeto de lei dos vereadores Ditinho Matheus, Laíde das Graças Simões, Lucão Fernandes e Marquinho Amaral.

 

Na cerimônia que contou com uma benção do Monsenhor Luiz Cechinato, o prefeito Paulo Altomani descerrou a placa de inauguração e presenteou os familiares de Wilson Cury, representados pela viúva Diana Cury e seus três filhos, Cynthia, Claudia e Wilson Junior, com a escultura “araucária” árvore símbolo da cidade. 

 

“Quero parabenizar todos por esta justa homenagem. Nestes três anos e meio de governo procuramos reconhecer o valor da sociedade São-carlense, gente que ao longo destes 158 anos ajudou a construir a cidade. O Wilson com todas as suas qualidades como homem e professor não poderia ficar de fora”, enfatizou o prefeito. 
 
Sobre o homenageado:
Wilson Wady Cury nasceu em 13 de maio de 1937 na cidade de Urupês (SP). Aos 11 anos de idade mudou-se com a família para São Carlos, cidade escolhida por seus pais, Wadih e Hend Cury, para morar, trabalhar e educar os quatro filhos: Wilson, Walter, Roberto e Jamil. Casou-se com Diana Cury em 13 de fevereiro de 1965 e tiveram três filhos: Cynthia, casada com Allysson Correa Santos, Claudia, casada com Elder Fragalle e Wilson Junior, casado com Graziana Galhardi Otaviano Cury. Tiveram quatro netos: Giovanni, Paola, Gabriel e Lucas.

 

Estudou na Escola Dr. Álvaro Guião, onde fez o então Curso Ginasial, o Curso Clássico e o Curso Normal (Magistério), tendo terminado em 1956. Graduado em Letras Neolatinas e em Ciências Pedagógicas, fez pós-graduação em Educação. Fez curso de Canto Orfeônico na antiga Faculdade Católica de Campinas, hoje PUC Camp. Neste mesmo tempo cantava no Orfeão São-carlense, tendo por mestres os maestros Andrelino Vieira e Olga Ferreira; ali começou sua formação como regente.

 

Começou a lecionar Francês em 1957 na Escola Julien Fauvel, em São Carlos. Também deu aulas de Francês nos municípios de Bocaina, Descalvado e Ibaté, onde também foi Diretor de Escola da Escola Fúlvio Morganti.

 

Foi Diretor de Escola em São Carlos das Escolas Jesuíno de Arruda e Coronel Paulino Carlos, onde se aposentou na rede oficial de Ensino do Estado em 1998.

 

Em setembro de 1974, junto com sua esposa Diana Cury, iniciou e foi regente do Coral de Casais Encontristas da Catedral de São Carlos, que hoje tem seu nome, Coral Prof. Wilson Cury.  Entre 1985 e 2005 foi Diretor de Ensino da Asser/Unicep. Em 2004 recebeu deste mesmo Centro Universitário Central Paulista (Unicep) o título de “Doutor Honoris Causa”, por “suas ações em defesa do ensino de qualidade e por sua dedicada e incansável contribuição na formação de novas gerações de profissionais nas diferentes áreas do conhecimento”.

 

Na vida pública, elegeu-se Vereador à Câmara Municipal de São Carlos, pelo PMDB, atuando na Legislatura de 1989 a 1992. Foi membro do Rotary Club São Carlos Norte, tendo recebido da Fundação Rotária do Rotary Internacional o título de Companheiro Paul Harris. Faleceu aos 75 anos, no dia 04 de setembro de 2012.
 

(01/07/2016)

 

 

 

 

 
 

Agendamentos de serviços

SIM ONLINE

Campanhas e Eventos