URSOS DE ÓCULOS GANHAM NOVO RECINTO NO PARQUE ECOLÓGICO PDF Imprimir E-mail

Princesa e Jabú e suas duas filhas, Paulinha e Tábata, ganharam uma nova casa no último domingo (26), dia em que a Prefeitura de São Carlos inaugurou o novo recinto dos ursos de óculos (Tremarctos ornatus), local construído pela própria equipe do Parque Ecológico e da Secretaria de Serviços Públicos, com apoio da Volkswagen do Brasil e da Sociedade de Amigos do Parque Ecológico de São Carlos – SAPESC.

 

O novo recinto possui instalações modernas com práticas de exposição, oferecendo um ambiente adequado a espécie e conforto ao visitante, sendo 50% maior que o anterior ocupado pela espécie.

 

“O novo recinto foi construído em uma área de 1.000 metros quadrados. Reutilizamos muito material, um exemplo disso são os “Quelaps” do recinto, que são as rochas artificiais, todas tiveram as moldagens confeccionadas com ferro, arames e telas que seriam descartadas”, explica Gilverson Moraes, diretor de Defesa e Controle Animal.

 

Para Fernando Magnani, biólogo que administrou por muitos anos o Parque Ecológico, construir um novo recinto para os ursos dentro do Complexo Bioma da Patagônia para favorecer o bem estar dos animais, era um desejo antigo. “Foi um projeto construído com ajuda de muitos. É um local com mais segurança para os animais e para os técnicos e tratadores”, garante o biólogo.

 

 “É uma obra fantástica e ambientalmente correta. O lago e a cachoeira do recinto possuem um mecanismo de reaproveitamento de água e energia solar que mantém em funcionamento o sistema de segurança. A área de manejo é a mais segura e possuiu maternidade, tanques, bebedouros e camas elevadas. Os visitantes também podem interagir com os animais através dos vidros especiais, que substituíram grades e são utilizados nos maiores zoológicos do mundo”, ressaltou o prefeito Paulo Altomani que entregou uma réplica da placa de inauguração ao gerente executivo da Volkswagen do Brasil, Andreas Hemmam, em reconhecimento a parceria da empresa com a Prefeitura de São Carlos.

 

Também participaram da inauguração o vice-prefeito Cláudio Di Salvo, presidente da SAPESC, Carlos Gustavo Machado, a vereadora Laíde Simões, engenheiro Vandir Braga, João Paulo Botelho Vieira, os secretários Marcos Chirreia, Serviços Públicos, Wiviane Tiberti, Cidadania e Assistência Social, Márcio Block, Planejamento e Gestão, José Leonel Ferreira, de Agricultura e Abastecimento, Jorge Negretto, de Infância e Juventude e o chefe de gabinete da Secretaria de Governo, Bertinho Medeiros, que na ocasião representou o secretário de Governo, Waldomiro Bueno, além de muitos visitantes.

 

O urso de óculos, cientificamente conhecido como Tremarctus ornatus, é a única espécie da família dos ursos cujo habitat é a América do Sul. O animal é encontrado nas florestas tropicais das encostas dos Andes, desde o norte da Bolívia até a Venezuela. O urso possui pelo negro e denso com uma mancha branca ao redor dos olhos, o que faz parecer que ele está usando óculos. Os indígenas nos Andes os chamam de Ucamaris e os espanhóis de Oso de Antiojos.

 

O animal macho da espécie pode pesar até 160 kg e as fêmeas chegam aos 80 kg, mas ao nascer os filhotes pesam menos de 500g,  depois de uma gestação de aproximadamente 70 dias. O urso de óculos é um dos animais ameaçados de extinção. 

 

Os Ursos de Óculos do Parque Ecológico de São Carlos são conhecidos nacionalmente tendo já procriado várias vezes com sucesso e suas crias, cerca de 10, terem sido enviadas para outros Zoológicos aumentando as possibilidades de sobrevivência da espécie que está ameaçada de extinção.

 

O Parque Ecológico Municipal é aberto para visitação pública de terça-feira a sábado, das 8h às16h30, domingo e feriados, das 8h às 17h30. O Parque não cobra a entrada.

 

(27/06/2016)

 

  • Image folder specified does not exist!
  •  

 
 

Agendamentos de serviços

SIM ONLINE

Campanhas e Eventos