PREFEITURA LANÇA PROGRAMA CARTÃO MAIS ACESSO PARA DEFICIENTES PDF Imprimir E-mail
A Prefeitura de São Carlos, por meio da Secretaria Municipal da Pessoa com Deficiência e Mobilidade Reduzida, realizou nesta quinta-feira (23) no auditório do Paço Municipal, o lançamento oficial do Cartão Mais Acesso. O Evento contou com a participação da Primeira Dama e Presidente do Fundo Social de Solidariedade, Alice Altomani, que na ocasião representou o prefeito Paulo Altomani, e o Deputado Federal Lobbe Neto. 
 
Instituído por meio da lei municipal 17.825/16, o cartão servirá como instrumento comprobatório da condição de deficiência do titular, para que ele possa usufruir de direitos garantidos por lei na cidade, simplificando o acesso da pessoa com deficiência em locais públicos e privados. Para ter direito ao cartão acessibilidade a pessoa com deficiência deve residir na cidade, ter laudo médico emitido com o cadastro internacional de doenças atestando a deficiência, que não exceda 120 dias da data da emissão do laudo.
 
Durante a cerimônia de lançamento a secretária da pasta, Tamy Aline Sato, junto aos convidados realizou a entrega simbólica das primeiras unidades, ressaltando a importância do projeto do Cartão Mais Acesso. “Nem sempre o problema da pessoa com deficiência é percebido. Nosso objetivo com a implantação do cartão é o de facilitar a vida destas pessoas, seja no acesso ao cinema, museu, campo de futebol entre outros, evitando constrangimentos.”
 
A Secretaria Municipal da Pessoa com Deficiência e Mobilidade Reduzida ficará responsável pela emissão dos cartões gratuitos que poderão ser solicitados por meio do portal da Prefeitura, por meio de sistema de agendamento. A estimativa é que 2.500 cartões “Mais Acesso” sejam emitidos somente neste ano de 2016. O programa também permitirá estabelecer ações, convênios e parcerias com demais órgãos públicos e entidades de direito público e privado. Os cartões terão validade por 2 anos para as pessoas com deficiência temporárias e 4 para as com deficiências permanentes.
 
O evento também contou uma palestra ministrada pela pesquisadora do Programa de Pós-Graduação Interunidades em Museologia/PPGmus e Diretora da Empresa Museus Acessíveis, Viviane Panelli Sarraf.
 
Estava presente a Secretária Municipal de Cidadania e Assistência Social, Wiviane Spaziani Tiberti, o Secretário Municipal de Educação, Douglas Marangoni, a Presidente da FESC, Vera Lúcia Ciarlo Raymundo, o Presidente da Fundação Pró-memória, Luiz Carlos Triques, o assessor parlamentar do vereador Penha, Aguiar, representantes das Universidades e demais coordenadores, diretores e servidores municipais das secretarias envolvidas. 
 
(23/06/2016)
 
  • Image folder specified does not exist!
  •  
 
 

Agendamentos de serviços

SIM ONLINE

Campanhas e Eventos