PREFEITURA RECEBE NOVOS EQUIPAMENTOS PARA ARMAZENAMENTO E TRANSPORTE DE VACINAS PDF Imprimir E-mail
São Carlos foi o único município da região contemplado com recursos do PNI
 
A Secretaria de Saúde de São Carlos, por meio da Vigilância Epidemiológica, recebeu os primeiros equipamentos adquiridos com recursos repassados pelo Programa Nacional de Imunização do Ministério da Saúde. O projeto foi encaminhado em abril do ano passado para o Governo Federal que liberou R$ 384 mil para São Carlos, único município da região contemplado.
 
Os recursos são destinados para a Rede de Frio, que tem como objetivo assegurar que todos os imunobiológicos (vacinas) administrados mantenham suas características iniciais, a fim de conferir imunidade, haja vista que são produtos termolábeis, isto é, se deterioram depois de determinado tempo quando expostos a variações de temperaturas inadequadas à sua conservação.
 
Em São Carlos a Secretaria de Saúde adquiriu 8 câmaras de vacina que serão disponibilizadas nas Unidades Básicas de Saúde, 1 câmara fria para armazenamento do estoque de vacinas na sede da Vigilância Epidemiológica, 1 veículo utilitário tipo Furgão com refrigeração para o transporte de vacinas, 1 veiculo utilitário  com carroceria para o transporte de grandes volumes de vacinas e 1 grupo gerador para a manutenção da qualidade das vacinas estocadas.  
 
O secretário de Saúde, Marcus Petrilli, destaca que todos os equipamentos são importantes, porém o gerador é essencial para que não se despreze nenhum lote de vacina no caso de interrupção de energia. “Já com a nova câmara fria ficamos tranquilos quanto às condições adequadas de refrigeração e os veículos especiais para garantir essas condições adequadas até o momento em que a vacina é administrada. Um manuseio inadequado, um equipamento com defeito, ou falta de energia elétrica podem interromper o processo de refrigeração, comprometendo a potência e eficácia dos imunobiológicos”, comenta o secretário de Saúde de São Carlos.
 
Grupo Gerador – É utilizado como fonte auxiliar para suprir a necessidade de energia de forma confiável em empreendimentos de todo e qualquer porte, para quaisquer aplicações, como hospitais, indústrias, edifícios residenciais e comerciais, hotéis e outros.
 
Câmaras Frias - Também denominadas quartos frios, são ambientes especialmente projetados para a armazenagem de produtos predominantemente em baixas temperaturas e em grandes volumes. Podem ser reguladas para trabalhar mantendo as mais diversas temperaturas, tanto positivas quanto negativas. Especificamente para os imunobiológicos, essas câmaras são projetadas para operarem em temperatura de +2ºC e -20°C, de acordo com a especificação do produto. As vacinas podem em algum momento estar conservados em temperatura entre +2° e +8°C, sem perda da sua capacidade imunogênica, observada a data de validade especificada no produto. 
 
(22/06/2016)
 
  • Image folder specified does not exist!
  •  
 
 

Agendamentos de serviços

SIM ONLINE

Campanhas e Eventos