PROJETO JORNAL DA EDUCAÇÃO É APRESENTADO EM CONGRESSO NA ARGENTINA PDF Imprimir E-mail
A Prefeitura de São Carlos, por meio da Secretaria Municipal de Educação e em parceria com a Secretaria da Comunicação, participou entre os dias 01 e 04 de junho de 2016, em Rosário - Argentina do XIV Congresso Internacional da AICE - Associação Internacional de Cidades Educadoras.
 
A Prefeitura foi representada pela professora Edna Maria Silva Sanchez, idealizadora e editora do projeto “Jornal da Educação – É Hora de Saber”. Edna vinculou o projeto ao tema central do congresso: "Cidades: Territórios de convivência".
 
A inscrição para participação foi realizada, obedecendo todos os critérios exigidos pela organização. As regras foram estabelecidas pela Secretaria do XIV Congreso Internacional de Ciudades Educadoras, Oficina Regional Delegación América Latina, Asociación Internacional de Ciudades Educadoras e Dirección General de Relaciones Internacionales. A organização estabeleceu um comitê científico para escolher as melhores experiências enviadas e que foram apresentadas durante os dias do evento internacional.
 
Desde 2005 São Carlos faz parte da AICE. “Foi de grande importância destacar através da experiência escolhida - Jornal é Hora de Saber -, as ações e conquistas da Educação em nossa cidade, o reconhecimento do trabalho realizado em nossas escolas por diretores, professores, gestores, alunos, funcionários e toda comunidade escolar”, elogia o secretário de Educação, Douglas Marangoni. Ele lembra que o trabalho foi apresentado  para 130 cidades de 30 países de todos os continentes que participaram do XIV Congresso Internacional de Cidades Educadoras.
 
“A apresentação da experiência pedagógica “Jornal da Educação - É Hora de Saber” - Revista de Educación -  "Es hora de saber “,  foi realizada durante o Congresso em Rosário, atendendo aos objetivos pré-determinados pela organização do evento; priorizando a troca de experiências entre as Cidades”, explica a professora Edna.
 
Para o prefeito Paulo Altomani, a participação reforça o compromisso da Prefeitura com a educação. “Educadoras têm como norte uma Carta de Princípios (Declaração de Barcelona) e com objetivo principal de criar políticas públicas e divulgar, para que essas ações se tornem modelo para outras cidades, sempre com o intuito de melhorar a vida dos habitantes, ficamos honrados em estar representados em um fórum de tamanha relevância, apresentando um trabalho diferenciado que é realizado em nossa cidade”, disse o prefeito.
 
A professora Edna explica em detalhes a proposta. “Como o próprio nome diz, uma cidade educadora preza pela educação, em um sentido mais amplo, não objetivando apenas a formação no ambiente escolar, mas também ao atendimento a comunidade como um todo, visando a melhoria da qualidade de vida. Para isso a Cidade Educadora desenvolve ações para o bem-estar da coletividade e também estimula atitudes individuais com foco nesse bem comum”, relata.
 
Os eixos debatidos no congresso foram: O desafio de construir as cidades,  O desafio de habitar as cidades,  O desafio da Igualdade nas cidades, que ocorreram através de várias mesas de diálogo com a participação de especialistas de renome internacional, que partilharam dificuldades e experiências de gestão. 
 
Segundo a organização do evento, as experiências serão amplamente divulgadas através dos vários canais de comunicação da Associação e serão incluídas em várias publicações da AICE, como iniciativas modelo, promovidas pelas cidades, e o reconhecimento da importância do Projeto “Jornal da Educação- É Hora de Saber”, elevará o nome de nossa cidade e do trabalhos realizado por todos nós, educadores, finaliza Edna Sanchez.
 
(13/06/2016)
 
 
 

Agendamentos de serviços

SIM ONLINE

Campanhas e Eventos