CINEMA NOS DISTRITOS EXIBE "O MENINO E O MUNDO" PDF Imprimir E-mail

O Cine São Roque, parceria entre Secretaria do Audiovisual/MinC e Secretaria Municipal de Educação, exibe no próximo sábado, às 14h,  no Armazém Cultura de Água Vermelha, o longametragem “O menino e o mundo”. No dia 18, às 10h, a exibição em parceria com a Coordenadoria de Artes e Cultura e a Fundação Pró Memória, será realizada no Cine Museu de Pedra. A entrada é gratuita.

 

O filme é o segundo longametragem de Alê Abreu (o anterior é "Garoto cósmico", de 2007), lançado mundialmente em Setembro de 2013, e correu o mundo participando de festivais. Ao todo, foram mais de 30 premiações, sendo notáveis as dos festivais de Annecy (França),  Shangay (China) e Ottawa (Canadá), três dos principais pólos produtores de filmes em animação do mundo, de onde saíram ganhadores senão do grande prêmio de cada mesa, pelo menos com menções honrosas de sua bancada examinadora. O filme custou R$1,6 milhão.

 

O longametragem segue a contra-mão do exibicionismo tecnológico. Poucas falas (que depois de gravadas foram invertidas) e uma técnica que mistura giz de cera, lápis de cor, colagens e a própria computação gráfica remetem ao artesanato que alguma matriz de computador levaria dias para reproduzir, mas que as artes tradicionais são sábias em concretizar em um piscar de olhos. Na trilha sonora, Emicida, os Barbatuques e Naná Vasconcelos emprestam seus talentos às composições dos trilheiros do filme, Gustavo Kurlat e Rubens Feffer.

 

Os sons e os ruídos foram criados especialmente para o filme. Sons como animais, o vento, e máquinas geralmente são gravados do mundo real para depois serem editados e inseridos em um filme. Eles foram gravados e inteiramente recriados, a fim de criar uma linguagem que representasse a percepção do protagonista. Quando ouvimos um caminhão ou uma cigarra não se trata de um caminhão ou uma cigarra reais, mas sim de sons totalmente criados de maneira a transmitir a percepção do Menino do mundo ao seu redor.

 

Mesmo com tudo isso, a bilheteria nacional do filme foi irrisória, com pouco mais de 30.000 espectadores em quase dois anos de exibição, enquanto que, na França, levou mais de 100.000 espectadores aos cinemas, em 3 meses. Com a crescente participação e premiação em festivais, o filme conseguiu ser lançado comercialmente em mais de 80 países, e facilmente chegou à lista dos cinco filmes indicados ao Oscar - perdendo a estatueta para o preferido da casa, "Divertida mente".

 

O personagem principal é um garoto, que um dia deixa a aldeia onde vive, em busca do pai. Na sua jornada de amadurecimento e autodescobrimento, encontra seres estranhos, como máquinas-bichos, e descobre o problema da desigualdade social, tanto nas fazendas quanto nas cidades, com o desemprego trazido pela automação e as linhas de montagem. "O menino e o mundo" ensina sobre os perigos da modernidade, como a massificação da economia, da mente, e da alma.

Maiores detalhes podem ser acessados pelo website que mostra o processo de criação do filme, em omeninoeomundo.blogspot.com.

 

SERVIÇO

CINEMA NOS DISTRITOS exibe "O menino e o mundo"

Animação, 2013.

80 minutos. Classificação indicativa: Livre.

Direção: Alê Abreu. 

Entrada gratuita.



dia 04/06, às 14h, no Cine São Roque Armazém Cultura, Rua Bela Cintra, 77 - Distrito de Água Vermelha.

 

dia 18/06, às 10h, no Cine Museu de Pedra Museu de Pedra,  na esquina das ruas Cel Joaquim Cintra com Rui Barbosa. - Distrito de Santa Eudóxia. 

 

(02/06/2016)

 
 

Agendamentos de serviços

SIM ONLINE

Campanhas e Eventos