ESPECIALISTA EM STARTUPS DIZ EM PALESTRA QUE SÃO CARLOS PODE SER NOVO VALE DO SILÍCIO PDF Imprimir E-mail
A Secretaria Municipal de Trabalho, Emprego e Renda, em parceria com o Sebrae, realizou na quinta-feira (19), no auditório do Paço Municipal, o Seminário Startup Jovem e Empreendedor. O ponto alto foi a palestra do presidente do Instituto de Tecnologia de São Caetano do Sul (ITESCS), Benício José de Oliveira, com o tema Entendendo o Mundo das Startups.  Startups são empresas, normalmente de base tecnológica, possuem espírito emmpreendedor  e uma constante busca por um modelo de negócio  inovador. Este modelo de negócios é a maneira como a startup gera valor – ou seja, como transforma seu trabalho em dinheiro. “São Carlos, por ser um centro de produção de conhecimento, principalmente de alta tecnologia, tem condições de ser o novo Vale do Silício, a região dos Estados Unidos que reúne algumas das principais empresas de tecnologia do mundo, que começaram como startups”, afirmou Benício.
 
O presidente do ITESCS lembrou que o universo das startups tem trazido uma mudança irreversível na economia do Brasil e do mundo. “Temos que acompanhar esse movimento e entendê-lo. Possuímos mentes brilhantes que aguardam por incentivos, projetos inteligentes e estimulantes, que desafiem a criatividade e ousadia destes profissionais”, afirma.
 
Benicio José de Oliveira Filho tem no currículo mais de 250 startups avaliadas, e é investidor em empresas. Ele veio acompanhado por um grupo de treze empresários e investidores do ABC paulista, interessados em conhecer as potencialidades de São Carlos e as startups da cidade.”É preciso entender que este é um negócio. Você precisa essencialmente vender algo que o mercado precisa. Existem ideias que são boas, mas não são vendáveis. Os novos empreendedores precisam compreender o mercado”, destacou.
 
O secretário Hilário Apolinário de Oliveira, de Trabalho, Emprego e Renda, se mostrou satisfeito com o evento. “Conhecemos o ITESCS em um evento em São Paulo e percebemos que temos muito a aprender com eles. Foi uma interação positiva, uma vez que o ABC é considerado um berço de inventores, por conta do conhecimento das instituições como universidades e institutos”, disse Hilário.
 
Para o prefeito Paulo Altomani, o evento foi o primeiro passo para uma interação entre o trabalho feito pelos universitários recém formados, as empresas que nascem nas incubadoras tecnológicas e o ITESCS. “A partir desta palestra e do seminário vamos desenvolver novas atividades em conjunto, oferecendo mais condições para o crescimento deste trabalho. A tecnologia está no DNA da nossa cidade”, conclui Altomani.
 
(20/05/2016)
 
 

Agendamentos de serviços

SIM ONLINE

Campanhas e Eventos