SECRETARIA DO TRABALHO REALIZA SEMINÁRIO STARTUP JOVEM E EMPREENDEDOR PDF Imprimir E-mail
A Secretaria Municipal de Trabalho, Emprego e Renda, em parceria com o Sebrae, realiza nesta quinta-feira (19), a partir das 17h, no auditório do Paço Municipal, o Seminário Startup Jovem e Empreendedor.
 
Startups são empresas, normalmente de base tecnológica, possuem espírito empreendedor e uma constante busca por um modelo de negócio inovador. Este modelo de negócios é a maneira como a startup gera valor – ou seja, como transforma seu trabalho em dinheiro.
 
Durante o evento o presidente do Instituto de Tecnologia de São Caetano do Sul (ITESCS), Benício José de Oliveira, ministra palestra com o tema Entendendo o Mundo das Startups.  “O universo das startups tem trazido uma mudança irreversível na economia do Brasil e do mundo, por isso, temos que acompanhar esse movimento e entendê-lo, pois essa será a tônica dos próximos 20 anos. Possuímos empresas e mentes brilhantes que aguardam por incentivos, projetos inteligentes e estimulantes, que desafiem a criatividade e ousadia destes profissionais”, afirma o presidente do ITESCS.
 
Benicio José de Oliveira Filho tem no currículo mais de 250 startups avaliadas, e observou ao longo do tempo, que dentre essas startups, poucas se tornaram empresas de sucesso (menos de 10%); e explica que no Brasil, esse ecossistema ainda está engatinhando, apesar de existir inúmeras oportunidades. “Por aqui, temos muitos empreendedores, diversos problemas a espera de solução e um começo de formação de investidores anjos. Na Anjos do Brasil, somos aproximadamente 600, nos EUA são perto de 40 mil. Mas precisamos seguir em frente, pois estamos no caminho”, incentivou ele, destacando que ao criar uma startup é preciso estar atento ao que é cópia, do que é oportunidade e do que não é oportunidade. Oliveira ainda pontua que grandes negócios são movidos por quem acredita na causa e, que muitas vezes, é preciso mudar a relação com aquilo que se consome. “E isso se chama economia criativa. As startups nascem de uma oportunidade clara de algo que se resolve. É a essência da oportunidade, de um problema resolvido. Startup é um vasto universo de oportunidades”, explicou Oliveira.
 
Para o diretor de Políticas de Trabalho e Emprego para a Juventude, Antonio Ribeiro, o evento de startups tem como objetivo o incentivo aos jovens do ensino técnico e de graduação. “Eles precisam colocar em prática ideias que muitas vezes são utilizadas para estudo, não se transformando em negócios”.
 
O secretário Hilário Apolinário de Oliveira, de Trabalho, Emprego e Renda, acredita que esta interação será bastante positiva, uma vez que o ABC também é considerado um grande berço de competentes inventores, por conta do conhecimento das instituições como universidades e institutos. “Acreditamos que o ITESCS possui know-how e conhecimento institucional para incentivar a criatividade de futuros empreendedores do município. Essa visita nos agregará muito para o empreendedorismo, no qual já somos reconhecidos no país como polo tecnológico. Desta forma, somaremos experiência com este renomado instituto”, acrescentou o secretário.
 
SELO SEBRAE – Após a palestra, o Sebrae São Carlos entregará ao prefeito Paulo Altomani o Selo Sebrae do Prefeito Empreendedor. O Prêmio reconhece a capacidade administrativa dos gestores públicos que tenham implantado projetos com resultados comprovados, ainda que parciais, de estímulo ao surgimento e ao desenvolvimento de pequenos negócios e à modernização da gestão pública. São Carlos ganhou na categoria Pequenos Negócios no Campo.
 
(17/05/2016)
 
 

Agendamentos de serviços

SIM ONLINE

Campanhas e Eventos