ENCONTRO PROPÕE DEBATE NO DIA DA ABOLIÇÃO DA ESCRAVATURA PDF Imprimir E-mail
Como reflexão no dia em que é comemorada a Abolição da Escravatura no Brasil, assinada no dia 13 de maio de 1888, a Secretaria Municipal de Educação, por meio dos Projetos Especiais, realizou na tarde desta sexta-feira (13), no auditório do Museu da Ciência Mário Toletino, um resgate histórico com os griôs, que são os contadores de histórias da África e da cultura afro-brasileira.
 
O evento denominado “Café com Camélias”, contou com um bate papo que resgatou a cultura local narrada pela merendeira Maria Aparecida Bernardo Braga, neta de Olímpio Gregório, cujo nome foi dado ao principal córrego da cidade; da lavradora Anna Maria Ritta Bento Rosa, com 101 anos; de Zeudir Maria Xavier, com 102 anos e do churrasqueiro Isaac Braga.
 
Segundo a coordenadora de programa e projetos especiais da Secretaria Municipal de Educação, Carmelita Maria da Silva, a atividade preparada para os diretores e professores da rede, também faz parte da Lei 10.639/2003, que fala da obrigatoriedade da implementação das diretrizes curriculares nacionais da educação das relações étnico-raciais e para o ensino de história e cultura afro-brasileira e africana, já realizada com o projeto Somos todos Quilombolas. “Pela idade destas pessoas, não temos como levá-las em todas as unidades escolares para fazermos este resgate histórico. Nada como o dia 13 de maio, para prestarmos as homenagens e fazermos uma reflexão ao dia.”, destacou Carmelita.
 
Presente no encontro, o prefeito Paulo Altomani, acompanhado da primeira dama e presidente do Fundo Social de Solidariedade “Amai-vos”, Alice Altomani, da presidente da comissão da verdade negra da Ordem dos Advogados do Brasil, Sara Bononi e do chefe de Gabinete da Secretaria Municipal de Educação, José Maria Loureiro Diniz, parabenizou a ação e presenteou as participantes com flores. “Vocês são dignas de nosso carinho, que a histórias de vocês possam ser levadas para as nossas escolas e ensinadas a nossas crianças, para que jamais haja a discriminação racial”.
 
(13/05/2016)
 
 

Agendamentos de serviços

SIM ONLINE

Campanhas e Eventos