ABERTURA DO MÊS DE MOBILIZAÇÃO PARA A PROTEÇÃO DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE SERÁ NESTA SEGUNDA-FEIRA PDF Imprimir E-mail

A Secretaria Municipal de Cidadania e Assistência Social de São Carlos realiza nesta segunda-feira (9), a partir das 9h, no auditório do Paço Municipal, a abertura oficial do mês de Mobilização para Proteção da Criança e do Adolescente. O objetivo é conscientizar a sociedade sobre a importância de proteger as crianças de todas as formas de violência e chamar a atenção para o dia 18 de maio, estabelecido como Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes.

 

Durante a abertura a secretária de Cidadania e Assistência Social, Wiviane Tiberti, fará uma apresentação de políticas públicas de proteção à criança e ao adolescente desenvolvidas no município e fará o lançamento de dois outros programas: Amigos do PETI (Programa de Erradicação do Trabalho Infantil) e do Apadrinhamento Afetivo.

 

O PETI compõe o Sistema Único de Assistência Social (Suas) e tem três eixos básicos: transferência direta de renda a famílias com crianças ou adolescentes em situação de trabalho, exceto na condição de aprendiz a partir de 14 anos, serviços de convivência e fortalecimento de vínculos para crianças/adolescentes até 16 anos e acompanhamento familiar através do Centro de Referência de Assistência Social (Cras) e Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas). 

 

Já o Apadrinhamento Afetivo, programa idealizado juntamente com o Poder Judiciário, é uma forma que permite que crianças retiradas de suas famílias por decisão judicial recebam mais que o amparo impessoal de um abrigo, que estabeleçam vínculos emocionais, com o padrinho e/ou madrinha afetiva. Os técnicos irão analisar o cadastro das pessoas interessadas que, sob determinadas condições, poderão ter a autorização para sair com as crianças para passeios no fim de semana, feriados e datas comemorativas.

 

“O Apadrinhamento é uma alternativa concreta e humanizada para efetivar a convivência familiar e comunitária de crianças e adolescentes com remotas ou inexistentes chances de adoção. Além de disseminar valores familiares, os padrinhos poderão ajudar financeiramente, comprando vestuário, calçados ou ajudando na compra de material escolar, por exemplo,”, explica a secretária Wiviane Tiberti.

 

Seminário – Na quinta-feira (12), também no auditório do Paço Municipal, a Secretaria Municipal de Cidadania e Assistência Social realiza o I Seminário de Enfrentamento à Violência contra Criança e o Adolescente. A abertura do evento acontece às 10h, na sequência, por volta das 10h30, tem início a palestra com representantes do Laprev – Laboratório de Análise e Prevenção da Violência) da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). O tema será “Tipos de violência e trabalho com família”. No período da tarde, 14h, a palestra será ministrada pela pedagoga especialista em educação sexual e presidente do Instituto Cores (Centro de Orientação em Educação e Saúde), Caroline Aracari, que vai falar sobre metodologias de prevenção de violência sexual em espaços educativos e socioeducativos.

 

(06/05/2016)

 
 

Agendamentos de serviços

SIM ONLINE

Campanhas e Eventos