VEREADORES VISITAM PARQUE ECOLÓGICO DR° ANTÔNIO TEIXEIRA VIANNA PDF Imprimir E-mail
O Parque Ecológico de São Carlos “Drº Antônio Teixeira Vianna” recebeu na tarde desta quarta-feira (4), a visita de uma comissão de vereadores que foi checar as condições do local e como são tratados os animais. Lucão Fernandes, presidente da Câmara Municipal, Laíde das Graças Simões, Cidinha do Oncológico, Walcynir Bragatto e Ditinho Matheus foram recebidos pelo diretor do Departamento de Proteção Animal da Prefeitura, Gilverson Moraes, pelo biólogo Francisco Rogério Paschoal e pelo funcionário Antônio Carlos Chumbinho. A secretária de Comunicação, Glória Saratt, acompanhou a comitiva.
 
Os vereadores puderam conhecer toda a estrutura do local. Iniciaram visitando a cozinha e a câmara fria, onde são preparadas as refeições de todas as espécies. “Existe um cardápio para cada tipo de animal, o lanche dos saguis, uma das espécies de macacos, hoje é banana picada com uva passa e sustagem (suplemento alimentar). Já a alimentação das aves é bem variada. Algumas espécies são carnívoras (urubu, gavião, águia), porém a maioria das aves se alimenta de frutos, grãos e sementes. Já os pinguins, por exemplo, possuem alimentação baseada no consumo de peixes, principalmente sardinhas”, explica Gilverson Moraes.
 
Quanto à alimentação dos felinos o biólogo do Parque, Francisco Rogério Paschoal, explica que a base é carne bovina, coração bovino e dorso de frango, além de ratos de laboratórios. “Esses animais são doados para o Parque pela Unesp e já chegam congelados. Esse tipo de alimentação é fundamental para a formação e eliminação do bolo fecal das onças. Aves de rapina, lobos e cachorro do mato também recebem essa alimentação”, ressalta o biólogo.
 
Recentemente também foram adquiridos novos equipamentos para o local, como picador de frutas e legumes, soprador de folhas, motopoda (indicada para podas em altura) e luvas aramadas.
 
Os vereadores também visitaram os recintos de vários animais e entraram na área restrita de recuperação, onde está o Gavião Carijó, recentemente furtado do Parque, porém já recuperado pela Polícia. “Como ele não recebeu uma alimentação adequado ao ser retirado do Parque, perdeu peso e está agora em observação”, disse Gilverson Moraes.
 
“A nossa função é fiscalizar. E como houve a denúncia, precisamos verificar o que está acontecendo. Constatamos que as denúncias não procedem”, afirmou a vereadora Laíde das Graças Simões. “O que vimos hoje é uma equipe que trabalha, dedicada e animais muito bem cuidados. Realmente foi muito bom virmos até aqui. Quem vem no domingo, passear, não imagina tudo o que é feito aqui. O Parque está muito bem cuidado, assim como todos os animais”, destacou a vereadora, ativista de destaque na defesa dos direitos dos animais na cidade.
 
A comitiva também conheceu as obras do novo recinto para os Ursos de Óculos. O local está sendo construído voluntariamente pelos funcionários do Parque Ecológico. Prestes a completar 40 anos no próximo dia 9 de setembro, o Parque Ecológico de São Carlos, abriga hoje 480 animais de 98 espécies diferentes, é considerado um dos melhores zoológicos do Estado de São Paulo, reconhecido principalmente por sua busca do conhecimento sobre a sobre a fauna brasileira e pelos esforços de reproduzi-la, com os objetivos de conservação e pesquisa. Seguindo esta linha, do local já saíram animais silvestres que puderam voltar para a natureza, como Micos Leões e Cervos do Pantanal nascidos em cativeiro e também Lobos Guarás recuperados após serem atropelados nas estradas da região.
 
Mantido pela Prefeitura de São Carlos, possui 70 hectares de área, sendo que cerca da metade a disposição do público para passeio e lazer contemplativo, a outra parte é mantida como reserva onde são protegidas as nascentes do córrego do espraiado. 
 
(04/05/2016)
 
 
 

Agendamentos de serviços

SIM ONLINE

Campanhas e Eventos