CAMPANHA TODOS JUNTOS CONTRA A DENGUE ENCERRA COM 20 MIL CASAS VISTORIADAS PDF Imprimir E-mail
A Prefeitura de São Carlos, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, em parceria com a Superintendência de Controle de Endemias (Sucen) e o Governo do Estado, realizou no último sábado (30). a última etapa da campanha “Todos Juntos Contra o Aedes aegypti”. Em todo o período da campanha iniciada no dia 5 de março, 20.031 imóveis de 34 bairros foram vistoriados pelos agentes de endemias. 
 
O trabalho desenvolvido durante sete sábados contemplou o recolhimento de pequenos materiais que possam servir como criadouros do mosquito dentro das casas, distribuição de panfletos, orientação e o preenchimento de um boletim com a situação do imóvel vistoriado.
 
A parceria com a Secretaria de Estado da Saúde garantiu R$ 120,00 para cada servidor que atuou no combate ao mosquito. As cidades que aderiram à campanha receberam os repasses para o pagamento de diárias dos profissionais por meio do Fundo Estadual de Saúde.
 
Desde o início do ano Dengue, no dia 1º de julho de 2015 e que segue até o dia 30 de junho de 2016, o município de São Carlos registrou 3.784 notificações de dengue, ou seja, casos suspeitos. No total, 204 exames laboratoriais deram positivos para a doença, sendo 138 autóctones e 66 importados.
 
A Vigilância Epidemiológica, também contabilizou neste período 5 casos de Chikungunya, sendo 1 autóctone e 4 importados, e também, 2 casos de Zika Vírus importados. Estão inclusos neste total todas as notificações emitidas pelas redes pública, particular e conveniada de saúde.
 
“Essa campanha junto ao governo do Estado possibilitou mobilizar e conscientizar a nossa população na destruição dos focos criadouros do mosquito, trazendo bons resultados. São Carlos conseguiu enfrentar um verão crítico, mantendo o controle do foco dos criadouros evitando a proliferação massiva dos casos de dengue. Continuamos trabalhando constantemente para manter nossos bons indicadores, hoje nossa situação é bem mais confortável do que aquela vivida no verão passado”, disse o Secretário Municipal de Saúde Marcus Petrilli. 
 
Mesmo com o fim da campanha “Todos Juntos Contra o Aedes-aegypti”, o município por meio da Vigilância Epidemiológica segue com o trabalho no combate do mosquito da Dengue, Chikungunya e Zika Vírus, realizada pelas equipes de combate à endemias.
 
Os moradores devem ficar atentos para cuidados simples dentro das casas como remover a água dos pratos das plantas, remover ou colocar os pneus em locais cobertos, limpar o quintal removendo materiais que possam acumular água, limpar as calhas do telhado, lavar diariamente vasilhas dos animais de estimação e tratar a água das piscinas.
 
(04/05/2016)
 
 
 

Agendamentos de serviços

SIM ONLINE

Campanhas e Eventos