DEFESA CIVIL ALERTA PARA BAIXOS ÍNDICES DE UMIDADE RELATIVA DO AR EM SÃO CARLOS PDF Imprimir E-mail
A Defesa Civil de São Carlos mantém monitoramento diário dos níveis de umidade relativa do ar na cidade. Neste fim de semana os equipamentos chegaram a índices preocupantes. No sábado (16), o índice ficou em 31% e no domingo (17), em 30%. “Seguindo recomendações da Organização Mundial de Saúde (OMS), que estabelece que índices inferiores a 60% não são adequados para a saúde humana,  passamos a adotar uma escala psicrométrica que aponta os níveis de criticidade da umidade do ar, classificados em atenção, alerta e emergência”, explica o diretor da Defesa Civil, Pedro Caballero.
 
O diretor explica ainda que a Defesa Civil quando observados índices inferiores a 30%, decreta estados de criticidade de baixa umidade relativa do ar, levando em conta os níveis de atenção, alerta e emergência.
 
Caballero esclarece como foi elaborada a Escala psicrométrica – classificação dos estados de criticidade:
 
Entre 21 e 30% - Estado de Atenção
Cuidados a serem tomados:
- Evitar exercícios físicos ao ar livre entre 11 e 15 horas;
- Umidificar o ambiente através de vaporizadores, toalhas molhadas, recipientes com água, molhamento de jardins, etc.;
- Sempre que possível permanecer em locais protegidos do sol;
- Consumir água à vontade.
 
Entre 12 e 20% - Estado de Alerta
- Cuidados a serem tomados:
- Observar as recomendações do estado de atenção;
- Suprimir exercícios físicos e trabalhos ao ar livre entre 10 e 16 horas;
- Evitar aglomerações em ambientes fechados;
- Usar soro fisiológico para olhos e narinas.
 
Abaixo de 12% - Estado de Emergência
- Cuidados a serem tomados:
- Observar as recomendações para os estados de atenção e de alerta;
- Determinar a interrupção de qualquer atividade ao ar livre entre 10 e 16 horas como aulas de educação física, coleta de lixo, entrega de correspondência, etc.;
- Determinar a suspensão de atividades que exijam aglomerações de pessoas em recintos fechados como aulas, cinemas, etc., entre 10 e 16 horas;
- Durante as tardes, manter com umidade os ambientes internos, principalmente quarto de crianças, hospitais, etc.
 
A umidade relativa do ar significa, em termos simplificados, o quanto de água na forma de vapor existe na atmosfera no momento em relação ao total máximo que poderia existir, na temperatura observada. “A umidade do ar é mais baixa principalmente no final do inverno e início da primavera, no período da tarde, entre 12 e 16 horas”, destaca Caballero. 
 
Ele explica que a umidade fica mais alta sempre que chove devido à evaporação que ocorre posteriormente, Em áreas florestadas ou próximas aos rios ou represa, e também quando a temperatura diminui e tem formação de orvalho.
 
“Há ainda os problemas decorrentes da baixa umidade do ar, como complicações alérgicas e respiratórias devido ao ressecamento de mucosas; sangramento pelo nariz; ressecamento da pele; irritação dos olhos; eletricidade estática nas pessoas e em equipamentos eletrônicos; aumento do potencial de incêndios em pastagens e florestas”, finaliza Caballero.
 
(18/04/2016)
 
 

Agendamentos de serviços

SIM ONLINE

Campanhas e Eventos