VIGILÂNCIA EPIDEMIOLÓGICA MINISTRA CAPACITAÇÃO SOBRE O AEDES-AEGYPTI NA UFSCAR PDF Imprimir E-mail
A Secretaria Municipal de Saúde de São Carlos, por meio da Vigilância Epidemiológica, realizou na última quarta-feira (6), para os integrantes das equipes das prefeituras dos campi da UFSCar, uma capacitação que compartilhou informações e orientações sobre inspeções de campo para localização, redução e erradicação de criadouros do mosquito Aedes-aegypti, transmissor da Zika, dengue e febre Chikungunya.
 
A ação faz parte do programa “UFSCar contra Aedes”, que está em uma etapa caracterizada por esforços voltados à concretização de espaços, ações e projetos que possibilitem a multiplicação do conhecimento já sistematizado pelas equipes da iniciativa e dos produtos já realizados.
 
 “Assim como os moradores das casas, os gestores dos campi universitários devem ficar atento aos possíveis criadouros do mosquito Aedes-aegypti. A capacitação e a troca de experiência com a UFSCar é fundamental para os procedimentos a serem tomados a partir dos primeiros sintomas das doenças e no controle do mosquito no município”, enfatizou a coordenadora da equipe de combate às endemias da Vigilância Epidemiológica de Prefeitura de São Carlos, Denise Scatolini.
 
Até 1º de julho, será oferecido, sob a coordenação dos docentes do Departamento de Medicina Bernardino Geraldo Alves Souto e Carla Polido, curso voltado à qualificação do atendimento à gestante durante o pré-natal que aproveitará a oportunidade para atualizar os protocolos para o tratamento das doenças relacionadas ao Aedes aegypti – Zika, dengue, febre Chikungunya e febre amarela, junto aos médicos e enfermeiros da rede municipal de Saúde de São Carlos.
 
Na próxima terça-feira (12/4), o Departamento de Apoio à Educação Ambiental da Secretaria Geral de Gestão Ambiental e Sustentabilidade (SGAS), em parceria com o Departamento de Gestão de Resíduos da SGAS, também abordará o tema do combate ao Aedes em atividade de capacitação junto aos funcionários terceirizados que realizam os serviços de limpeza do Campus São Carlos.
 
Já no dia 18, será iniciado um esforço de multiplicação de informações junto às comunidades escolares do município de São Carlos. Nesta data, integrantes da equipe do programa “UFSCar contra Aedes” participarão de encontro com representantes de todas as escolas estaduais de São Carlos, no âmbito do projeto “Prevenção também se ensina”.
 
(07/04/2016)
 
 
 

Agendamentos de serviços

SIM ONLINE

Campanhas e Eventos