PREFEITURA INAUGURA PONTE DO CAJADO NO TIJUCO PRETO PDF Imprimir E-mail
A Prefeitura de São Carlos, por meio da Secretaria Municipal de Obras Públicas, inaugurou no último sábado (2), a nova ponte sobre o Córrego do Tijuco Preto, localizada na rua Antonio Rodrigues Cajado. O local recebeu o nome de Engenheiro Francisco Mário Pires Lopes, em homenagem a contribuição do profissional ao município, com trabalhos realizados tanto na iniciativa pública como privada.
 
Além do prefeito Paulo Altomani, a inauguração da ponte contou com a presença do vice-prefeito Cláudio Di Salvo, do deputado Federal Lobbe Neto, do vereador Rodson Magno do Carmo, que na ocasião representou o presidente da Câmara Lucão Fernandes, do vereador Maurício Ortega, do Secretário Municipal de obras Públicas, Márcio Marino, demais secretários e servidores municipais, familiares do homenageado e moradores da região.
 
Com investimento total de R$ 590 mil, a obras teve início com recursos de um convênio com o Banco Nacional do Desenvolvimento (BNDES), porém depois foram utilizados recursos do próprio município. “É uma obra que possibilita a ligação de duas importantes regiões da cidade como a Vila Nery e Vila São José, sem obrigar os motoristas seguiram até o terminal rodoviário. Posso dizer que essa ponte possibilitará um grande avanço em mobilidade e fluidez no trânsito de São Carlos”, salientou Márcio Marino.
 
Além da inauguração da nova ponte, que agora leva o nome do engenheiro que carinhosamente era conhecido como Mário Português, outras obras estão previstas para aquela região, como a pavimentação de um trecho da avenida Trabalhador São-Carlense. A emenda parlamentar destinada pelo deputado federal Lobbe Neto, possibilitará a interligação da rua Rui Barbosa até a rua Antonio Rodrigues Cajado.
 
Durante a cerimônia de entrega, o prefeito Paulo Altomani descerrou a placa de inauguração e presenteou o filho do homenageado e também engenheiro, Luis Sérgio Paçó Lopes, com a escultura de uma araucária.
 
“Com muito esforço, juntamos recursos próprios para entregarmos esta importante obra para os moradores, que por muitos anos arriscaram a vida ao atravessar de um bairro para outro em uma pinguela de ferro sem o amparo do poder público. Esta ponte é muito útil para a mobilidade urbana e também para a segurança dos pedestres que diariamente precisam passar por aqui para ir ao trabalho ou para a escola”, discursou o prefeito.
 
HOMENAGEADO - Natural de Portugal, Francisco Mário Pires Lopes, cursou 3 anos de Engenharia Elétrica no Instituto Superior Técnico de Lisboa – IST, no período de 1958 a 1961. Emigrou para o Brasil em 1961, completando seus estudos EESC-USP na cidade de São Carlos, formando-se no curso de Engenharia Civil na turma de 1967, com especialidade de Edifícios e Grandes Estruturas.
 
Foi professor assistente de Mecânica dos Solos na EESC-USP em 1968 e no mesmo ano trabalhou no D.O.V. (atual SAAE), onde foi nomeado Diretor. Em 1970 foi contratado pela PROMON Engenharia em São Paulo onde trabalhou até 1976 quando ocupou cargo de engenheiro sênior nível 5.
 
Foi professor no curso de engenharia civil da Faculdade de Armando Álvares Penteado – FAAP na cidade de São Paulo. Em 1978, na FUNDACENTRO, fez o curso de Engenharia de Segurança de Trabalho.
 
Nos anos de 1977 a 1979 foi engenheiro superintendente de projetos da multinacional de engenharia CHRISTIANI-NIELSEN. De 1980 até a sua aposentadoria, trabalhou em sua empresa de projetos, construções e consultoria de importantes empresas, até sua morte aos 78 anos, em 9 de julho de 2013.
 
(04/04/2016)
 
 

Agendamentos de serviços

SIM ONLINE

Campanhas e Eventos