EDUCAÇÃO LANÇA PROJETO "SOMOS TODOS QUILOMBOLAS" NESTA QUINTA-FEIRA PDF Imprimir E-mail
A Secretaria Municipal de Educação, por meio da equipe de Programas e Projetos Especiais, realiza nesta quinta-feira (25), a partir das 15h no auditório do Paço Municipal, o lançamento oficial e a entrega das sacolas do projeto “Somos Todos Quilombolas 2016”. Além da apresentação dos kits para os representantes dos Centros Municipais de Educação Infantil (CEMEIs) e Escolas Municipais de Educação Básica (EMEBs), o evento contará com uma palestra com o jornalista Oswaldo Faustino, que abordará o tema: "Reflexões de um espelho sem reflexo...o espelho escolar".
 
A concepção do “Somos Todos Quilombolas” atende o Plano Nacional de Implementação das Diretrizes Curriculares Nacionais da Educação das Relações Étnico-raciais e para o Ensino de História e Cultura Afro-Brasileira e Africana. O plano, pela Lei 10.639/2003, considera o ponto de chegada de uma luta histórica da população negra para se ver retratada com o mesmo valor dos outros povos que aqui vieram, e o ponto de partida para uma mudança social.
 
Na política educacional, a implementação da lei significa a ruptura com um tipo de postura pedagógica que não reconhece as diferenças resultantes do processo de formação nacional. Cada sacola entregue é composta com livros que abordam não só a cultura afro-brasileira e africana, como também a indígena e cigana.
 
O material permitirá as gestoras e professoras produzir oficinas a fim de divulgar conhecimentos, atitudes, posturas e valores que promovam a igualdade étnico-racial no cotidiano das unidades escolares. “Antes tínhamos apenas 6 caixas itinerantes que se revezavam nas escolas. Hoje cada unidade recebe sacola a sacola Somos Todos Quilombolas  para ser trabalhada em sala de aula”, disse uma das coordenadoras do projeto, Carmelita Maria da Silva.
Sobre o palestrante Oswaldo Faustino
 
É jornalista desde 1976, além de escritor e estudioso de relações étnico-raciais. Atuou como repórter em rádio, TV, revistas e vários jornais, como Folha de S.Paulo e O Estado de S. Paulo, e como editor de Cultura do Diário Popular. É coautor (com Aroldo Macedo) dos livros A cor do sucesso (Gente, 2000), Luana, a menina que viu o Brasil neném (FTD, 2000), Luana e as sementes de Zumbi (FTD, 2007) e Luana, capoeira e liberdade (FTD, 2007) e dos gibis Luana e sua turma (Editora Toque de Mydas). É autor dos livros Nei Lopes da coleção Retratos do Brasil negro, e A legião negra - A luta dos afro-brasileiros na Revolução Constitucionalista de 1932 ambos editados pela Selo Negro Edições. Colaborador da revista Raça Brasil desde sua criação. Tem proferido palestras e ministrado minicursos para educadores sobre formas práticas de aplicação da Lei nº- 10.639/03. Participou da TV da Gente, de Netinho de Paula, escrevendo e produzindo histórias, que apresentava no programa infantil da emissora interpretando o personagem Tio Bah.
 
(23/03/2016)
 
 

Agendamentos de serviços

SIM ONLINE

Campanhas e Eventos