SECRETARIA DA PESSOA COM DEFICIÊNCIA E MOBILIDADE REDUZIDA E A ONG-MID LANÇAM PROJETO FOTOGRÁFICO: OLHAR INCLUSIVO PDF Imprimir E-mail
A Prefeitura de São Carlos, por meio da Secretaria Municipal da Pessoa com Deficiência e Mobilidade Reduzida e parceria com a Ong-Mid, realizou na noite de segunda-feira (21), no auditório do Museu Mário Tolentino, o lançamento da 4ª Edição do Projeto Fotográfico: Olhar Inclusivo. O evento que também marcou o dia Internacional da Síndrome de Down, contou com uma roda de conversa e trocas de experiências.
 
O projeto “Olhar Inclusivo” busca oferecer às pessoas com deficiência o contato com o mundo fotográfico, através de oficinas que proporcionam conhecimentos da teoria, noções básicas e práticas.  Os participantes e seus acompanhantes terão direito de um dia de passeio fotográfico na Fazenda Yolanda e almoço no restaurante, previsto para o dia 10 de abril.
 
De acordo com o idealizador do projeto, Essio Pallone Filho, a ideia é incluir a pessoa com deficiência na fotografia independente a dificuldade. “Não importa se a pessoa é cega, cadeirante, down, autista ou qualquer outro tipo de deficiência, desde que ela tenha a possibilidade de sozinha, ou com a ajuda do acompanhante, registrar a fotografia via câmara fotográfica ou telefone celular. O resultado final é fantástico, com fotos com lógica própria, estética e olhar, fugindo do padrão convencional”, disse ele.
 
Além de permitir a troca de fotografias via redes sociais, ao final do projeto será elaborada uma exposição com as seis melhores fotografias de cada participante, e também, a publicação de um livreto com tiragem de 500 exemplares, contanto a história de vida de cada um.
 
Para a secretária Municipal da Pessoa com Deficiência e Mobilidade Reduzida, Tamy Aline Sato, o trabalho vai além dos conhecimentos técnicos oferecidos pela oficina. “O Olhar Inclusivo é projeto que toca e encanta, porque traz à tona a capacidade das pessoas e não as limitações. Isso também é importante para a vivência da pessoa com deficiência, pois permite que elas se autoapoiem fortalecendo as relações. É um trabalho que permite ganho social e a quebra de um paradigma, que é o preconceito”. 
 
O lançamento da 4.ª edição do Projeto Fotográfico: Olhar Inclusivo, também contou com a participação da primeira dama e presidente do Fundo Social de Solidariedade “Amai-vos”, Alice Altomani, do vereador Lineu Navarro, do Presidente da Ong-Mid, Sivaldo da Silva Rodrigues, do presidente do Conselho Municipal de Saúde, Natanael Alves da Silva, alunos do curso técnico de Recursos Humanos da ETEC, representantes da Acorde, APAE, pais e alunos que se inscreveram no proj
 
(22/03/2016)
 
 
 

Agendamentos de serviços

SIM ONLINE

Campanhas e Eventos