ESCOLA DO FUTURO DALILA GALLI REALIZA EXPOSIÇÃO SOBRE O MOSQUITO AEDES AEGYPTI PDF Imprimir E-mail
Com o objetivo de levar o alerta para as crianças e a população sobre os perigos do mosquito Aedes aegypti, transmissor da Dengue, Chikungunya e Zika Vírus, a Secretaria Municipal de Educação, por meio da escola do futuro Dalila Galli, localizada no Jockey Clube, realizou na última semana uma exposição sobre o mosquito.
 
Além da apresentação, que contou com livros e cartazes sobre o tema, os professores participaram com alunos da exibição de dois documentários: "O mundo Macro e Micro do Mosquito Aedes aegypti" e "Aedes aegypti e Aedes albopictus - Uma Ameaça aos Trópicos", cedido pela Fiocruz, o documentário retrata o ciclo de vida dos vetores da dengue e da febre amarela. O vídeo também aborda desde a dispersão dos insetos pelo mundo até suas características morfológicas, hábitos alimentares, reprodução e o ambiente onde vivem. O filme foi feito pelo Setor de Produção e Tratamento de Imagem do Instituto Oswaldo Cruz (IOC) e dirigido por Genilton Vieira. Lançado em 2009, o documentário venceu em novembro o 7º Festival Internacional Cine Médico e Científico Videomed de Córdoba 2009, na categoria Educação para Saúde, e ganhou a quarta edição do Festival Internacional Videociência 2009, realizado em Havana, Cuba.
 
“Mostramos com essas atividades todo o ciclo de vida deste vetor que vem causando enormes transtornos à população brasileira. As imagens mostram a transformação das formas imaturas, uma sequência de eventos morfológicos: o ovo, a fase larvária, a diferenciação de larva para pupa e a emergência do mosquito adulto caracterizando o seu ciclo de vida em seus criadouros naturais e artificiais. Isso é muito importante no trabalho realizado dentro das escolas, que tem os alunos como agentes multiplicadores no cuidado dos possíveis criadouros dentro de casa”, salientou a bibliotecária Patrícia Helena Paschoalott Cartaxo.
 
(18/03/2016)
 
 

Agendamentos de serviços

SIM ONLINE

Campanhas e Eventos