"TODOS JUNTOS CONTRA O AEDES AEGYPTI" JÁ VISTORIOU 7,5 MIL CASAS EM SÃO CARLOS PDF Imprimir E-mail
A Prefeitura de São Carlos em conjunto com o Governo do Estado de São Paulo, por meio da Superintendência de Controle de Endemias (Sucen), realizou no último sábado (12), a segunda etapa da campanha “Todos Juntos Contra o Aedes Aegypti”. Com o objetivo de eliminar os criadouros do mosquito transmissor do Dengue, Febre Chikungunya e Zika Vírus, 3.431 casas dos bairros São José, Jardim São João Batista, Santa Maria, Vila São Caetano, Jardim Real, Jardim Jacobucci, Vista Alegre e Jardim Nossa Senhora de Fátima, foram vistoriadas pelos agentes de saúde.
 
Além do recolhimento de pequenos inservíveis que possam servir como criadouros do mosquito, a campanha que acontece aos sábados, conta com o apoio de carro de som, distribuição de panfletos e o preenchimento do boletim da situação dos imóveis vistoriados. O primeiro bairro a receber a campanha foi o Cidade Aracy II, que somado a ação deste final de semana totaliza 7.577 locais vistoriadas. Os próximos locais da campanha, que segue até o último sábado de abril, serão escolhidos pelo índice de notificações e casos suspeitos dos bairros.
 
O convênio firmado com a Secretaria de Estado da Saúde garante R$ 120 para cada agente que atue aos sábados para combater o mosquito. Com a iniciativa, as cidades que aderiram à campanha “Todos Juntos Contra o Aedes Aegypti” receberão repasses do Fundo Estadual de Saúde para o pagamento de diárias aos profissionais.
 
Desde o início do ano Dengue, que se iniciou no dia 1º de julho de 2015 e segue até o dia 30 de junho de 2016, o município de São Carlos registrou 2.411 notificações de dengue, ou seja, casos suspeitos da doença, 125 foram confirmados por exames laboratoriais, sendo 79 autóctones e 46 importados, sem nenhum caso de Chikungunya e Zika Vírus. Estão incluídas nesse total todas as notificações emitidas pelas redes pública, particular e conveniada de saúde.
 
A população pode colaborar com a campanha permitindo a entrada dos agentes de combate à endemias nas residências, removendo a água dos pratos das plantas, colocando os pneus em locais cobertos, limpando os quintais removendo materiais que possam acumular água, limpando as calhas do telhado, lavando diariamente vasilhas dos animais de estimação e tratando a água das piscinas.
 
(14/03/2016)
 
 
 

Agendamentos de serviços

SIM ONLINE

Campanhas e Eventos