"TODOS JUNTOS CONTRA O AEDES AEGYPTI" VISTORIA 4.146 CASAS DO ARACY II PDF Imprimir E-mail
A Prefeitura de São Carlos em conjunto com a Superintendência de Controle de Endemias (Sucen), realizou neste sábado (5), a primeira etapa da campanha “Todos Juntos Contra o Aedes Aegypti” do Governo do Estado de São Paulo. Com o objetivo de eliminar os criadouros do mosquito transmissor do Dengue, Febre Chikungunya e Zika vírus, 4.146 imóveis foram vistoriados.
 
A concentração dos 184 servidores da Secretaria Municipal de Saúde foi realizada na EMEB Afonso Fiocca Vitalli (CAIC), onde as equipes foram divididas. Cada grupo recebeu um mapa com a rua a ser vistoriada no bloqueio casa a casa e material. A operação também contou com apoio de carro de som, distribuição de panfletos, recolhimento de pequenos inservíveis que possam servir como criadouros do mosquito, orientação, e também, o preenchimento de um boletim da situação do imóvel vistoriado.
 
O convênio com a Secretaria de Estado da Saúde garante R$ 120 para cada agente que atue aos sábados para combater o mosquito. Com a iniciativa, as cidades que aderiram à campanha “Todos Juntos Contra o Aedes Aegypti” receberão repasses do Fundo Estadual de Saúde para o pagamento de diárias aos profissionais.
 
O trabalho de campo acontece somente aos sábados, das 8 horas às 17 horas, e segue até o último sábado de abril. O bairro Cidade Aracy II foi o primeiro a receber o bloqueio em São Carlos, os demais locais serão escolhidos pelo índice de notificações e casos suspeitos dos bairros.
 
Desde o início do ano Dengue que começou no dia 1º de julho de 2015 e vai até 30 de junho de 2016, o município de São Carlos registrou 2.267 notificações, ou seja, casos suspeitos da doença, 110 foram confirmados por exames laboratoriais, sendo 71 autóctones e 39 importados. Estão incluídas nesse total todas as notificações emitidas pelas redes pública, particular e conveniada de saúde.
 
O Secretário Municipal de Saúde lembrou que o município já vem trabalhando desde o mês de outubro em um plano de contingência contra o mosquito. “Tivemos a felicidade do Governo do Estado em fazer esta campanha aos finais de semana que contribui com nossos agentes. Com isso, vamos intensificar o trabalho contra o Aedes Aegypti no bloqueio e destruição dos criadouros, contendo os indicadores e evitando que o município entre em uma possível epidemia.”
 
A campanha “Todos Juntos Contra o Aedes Aegypti” também depende da colaboração da população. Os moradores devem ficar atentos para cuidados simples dentro de casa como: remover a água dos pratos das plantas, remover ou colocar os pneus em locais cobertos, limpar o quintal removendo materiais que possam acumular água, limpar as calhas do telhado, lavar diariamente vasilhas dos animais de estimação, tratar a água das piscinas, e principalmente, permitir a entrada dos agentes de combate à endemias nas residências quando há necessidade de bloqueio.
 
(07/03/2016)
 
 

Agendamentos de serviços

SIM ONLINE

Campanhas e Eventos