SÃO CARLOS ADERE A CAMPANHA "TODOS JUNTOS CONTRA O AEDES AEGYPTI" DO ESTADO DE SÃO PAULO PDF Imprimir E-mail
A Prefeitura de São Carlos por meio de uma parceria da Secretaria Municipal de Saúde e Superintendência de Controle de Endemias (Sucen) realiza neste sábado (5), das 8 horas às 17 horas, a primeira ação da campanha “Todos Juntos Contra o Aedes Aegypti” do Governo do Estado de São Paulo. O objetivo é eliminar os criadouros do mosquito transmissor do Dengue, Febre Chikungunya e Zika vírus.
 
Aproximadamente 184 servidores da Secretaria Municipal de Saúde, percorrerão o bairro Cidade Aracy II com o bloqueio casa a casa, faixas, panfletos e carro de som. Além da orientação, os profissionais estarão recolhendo pequenos inservíveis que possam servir como criadouros do mosquito, e também, preenchendo um boletim com a situação do local vistoriado.
 
Para a campanha, profissionais de saúde passaram por uma capacitação com técnicos da Sucen  na manhã desta sexta-feira (4) no Paço Municipal, em que apresentado o plano de ação e mobilização. “A adesão da campanha “Todos Juntos Contra o Aedes Aegypti” do Governo do estado, nos possibilitará um trabalho minucioso no combate ao mosquito. Temos que estar preparado para ação que acontecerá aos finais de semana”, explicou o Secretário Municipal de Saúde, Marcus Petrilli.
 
A ação contra o Aedes, programa inédito da Secretaria de Estado da Saúde, garantirá R$ 120 para cada agente que atue aos sábados para combater o mosquito. Com a iniciativa, as cidades que aderiram à campanha “Todos Juntos Contra o Aedes Aegypti” receberão repasses do Fundo Estadual de Saúde para o pagamento de diárias aos profissionais. 
 
O trabalho de campo, que só acontece aos sábados das 8 horas às 17 horas, segue até o último sábado de abril deste ano. O bairro Cidade Aracy II será o primeiro a receber o bloqueio em São Carlos, os demais locais serão escolhidos pelo índice de notificações e casos suspeitos nos bairros.
 
Desde janeiro a Secretaria de Estado da Saúde vem promovendo mutirões e ações de controle de vetores nos municípios paulistas. No total, até o dia 25 de fevereiro, cerca de 6,2 milhões de imóveis foram visitados, o que corresponde a 38% de todas as propriedades do Estado.
 
Desde o início do ano Dengue, que começou no dia 1º de julho de 2015 e vai até 30 de junho de 2016, o município de São Carlos registrou 2.267 notificações, ou seja, casos suspeitos da doença, 110 foram confirmados por exames laboratoriais, sendo 71 autóctones e 39 importados. Estão incluídas nesse total todas as notificações emitidas pelas redes pública, particular e conveniada de saúde.
 
Cuidados diários
 
A população deve ficar atenta para cuidados simples como: remover a água dos pratos das plantas, remover ou colocar os pneus em locais cobertos, limpar o quintal removendo materiais que possam acumular água, limpar as calhas do telhado, lavar diariamente vasilhas dos animais de estimação, tratar a água das piscinas e permitir a entrada dos agentes de combate à endemias nas residências quando há necessidade de bloqueio.
 
A Vigilância Epidemiológica alerta, também, que a maior incidência de larvas está dentro das residências, especificamente nos pratos dos vasos de plantas, por isso a importância de receber bem os agentes e seguir as orientações repassadas por eles.
 
A Secretaria Municipal de Saúde orienta para que as pessoas com qualquer sintoma da doença, como febre alta, associada à dor de cabeça, prostração, dores musculares, nas juntas, atrás dos olhos, vermelhidão no corpo e coceira, procurem inicialmente as unidades básicas ou de saúde da família mais próxima da sua residência. 
 
(04/03/2016)
 
 

Agendamentos de serviços

SIM ONLINE

Campanhas e Eventos