ALTOMANI PARTICIPA DA HOMENAGEM AOS 20 ANOS DA MORTE DE MAGALHÃES TEIXEIRA PDF Imprimir E-mail
O prefeito Paulo Altomani participou na manhã desta segunda-feira (29), na Prefeitura de Campinas da homenagem ao prefeito de Campinas por duas gestões, José Roberto Magalhães Teixeira, data que completa os 20 anos de seu falecimento. A solenidade, chamada “20 anos de Saudades - Uma homenagem ao prefeito José Roberto Magalhães”, reuniu autoridades e público.
 
Magalhães Teixeira morreu no dia 29 de fevereiro de 1996, quando exercia o segundo mandato como prefeito. Tinha 58 anos. Ele foi prefeito de Campinas de 1983 a 1988 e de 1993 a 1996. Foi casado com Thereza Christina Magalhães Teixeira e teve três filhos: Gustavo, Henrique (vice-prefeito atual) e Christiana.
 
O prefeito Jonas Donizette disse que é fundamental trazer à tona as atitudes positivas e os bons exemplos. “Magalhães fez muito pela cidade, fazia política com amor. Deixou a semente da amizade. O tempo transformou a tristeza em uma saudade gostosa. E, hoje, tenho o filho de Magalhães, Henrique, trabalhando comigo como vice-prefeito. Vejo muito do pai nele, estão cada dia mais parecidos”, afirmou.
 
O vice-prefeito Henrique Magalhães Teixeira, filho de Magalhães, fez um discurso emocionado em homenagem ao pai. “'Quem ama não morre'. Com estas palavras meu pai começou a se despedir da população de Campinas, em 1996. Passados 20 anos, posso dizer que a recíproca é verdadeira. 'Quem é amado também não morre'”, disse Henrique.
 
Já o prefeito Paulo Altomani lembrou que Grama, como era conhecido José Roberto Magalhães Teixeira, foi um dos fundadores do Partido da Social Democracia Brasileira (PSDB), em 1988 e trabalhou para a implantação de programas sociais. “Lançou em Campinas, em 1994, o programa Renda Mínima, que destinava um complemento em dinheiro a famílias de baixa renda. Implantou o Samu, os polos de tecnologia e criou o Serviço 156”, ressaltou Altomani.
 
O governador Geraldo Alckmin esteve presente e destacou a maneira simples, mas com visão de estadista da forma de governar de Magalhães. “Eu o conheci quando ele era vice-prefeito de Chico Amaral. Sua capacidade de trabalho era incrível. A verdadeira política é a do serviço, a de servir as pessoas e ele era assim”, disse o governador.
 
Decreto - No evento, o prefeito Jonas Donizette assinou o decreto que institui o diploma do mérito da Cidadania Ativa “José Roberto Magalhães Teixeira”. O diploma será oferecido a cidadãos ou entidades que se destacarem por serviços prestados à sociedade no aprimoramento de políticas públicas.
 
A viúva Thereza Christina assinou o protocolo de intenções para a criação do Instituto “Magalhães Teixeira”. A ideia é que seja formada uma associação, composta por pessoas que trabalharam com Magalhães para fundar esse instituto. O objetivo é preservar o acervo dos períodos de gestão do prefeito, como fotos e documentos, e oferecer cursos e palestras para discutir políticas públicas nos modelos de governo de Magalhães.
 
Ainda para homenagear Magalhães Teixeira, há uma exposição de cerca de 90 fotos, divididas em painéis, que o retratam em várias facetas como “O Solidário, O Ouvinte, A Mídia, O Político, O Realizador e O Inovador”. As fotos abordam o período em que Magalhães foi prefeito (nas duas gestões) e vice-prefeito de Chico Amaral. A curadoria da mostra e os textos dos painéis são de Rogério Teixeira de Camargo, servidor municipal e que trabalhou com o prefeito.
 
As fotos são dos fotógrafos Luiz Granzotto e Neldo Cantanti. Ambos acompanharam Magalhães na Prefeitura.
 
(29/02/2016)
 
  • Image folder specified does not exist!
  •  
 
 

Agendamentos de serviços

SIM ONLINE

Campanhas e Eventos