BIBLIOTECAS PÚBLICAS MUNICIPAIS RECEBEM DOAÇÕES E REALIZAM CADASTRAMENTO PDF Imprimir E-mail

altO período de férias é um momento propício de descanso e relaxamento. No entanto, é também, muito oportuno para ler aquele livro que se deseja e assim colocar o conhecimento em dia. Pensando nisso o SIBI (Sistema Integrado de Bibliotecas Municipais de São Carlos) vem trabalhando para melhor atender os usuários nesse período. O SIBI é composto por 11 unidades, sendo oito Bibliotecas Escolares Comunitárias e três Bibliotecas Públicas incluindo uma unidade localizada no Distrito de Água Vermelha.

Nas férias escolares há uma reorganização no quadro de funcionários, para dar suporte as atividades desenvolvidas neste período. As Bibliotecas Escolares Comunitárias fecham para manutenções e os funcionários são remanejados para as Públicas no intuito de garantir o melhor atendimento aos estudantes e cidadãos. Há um número expressivo de empréstimo de acervos e, também, de doações por parte dos usuários do Sistema.

A Biblioteca Pública Municipal Euclides da Cunha, popularmente conhecida como Biblioteca da Vila Prado, por exemplo, recebeu neste período um número expressivo de doações de livros novos, sendo: infantis, infanto-juvenis, literatura estrangeira, nacional, além de doações de obras literárias, indicadas nos vestibulares e nas escolas de ensino fundamental e médio do município. A Biblioteca está localizada na rua Antônio de Almeida Leite (Travessa 3), 535, na Vila Prado. O horário de funcionamento é das 8h às 18h. Os interessados também podem utilizar o blog www.bpmeuclidesdacunha.blogspot.compara obter mais informações ou o telefone 3374-3084.

Também sugerimos aos cidadãos são-carlenses que visitem as Bibliotecas Públicas Municipais Amadeu Amaral, localizada na rua Treze de Maio, 2.000, no Centro, com horário de funcionamento das 8h às 18h e a Biblioteca Pública Distrital de Água Vermelha Armazém da Cultura Lola Puccinelli Biazon, localizada na avenida Bela Cintra, 77 em Água Vermelha, com horário de funcionamento das 8h às 17h.

Todas as unidades aceitam doações, a única exigência é o material estar em bom estado de conservação. É possível também, agendar dia e horário para que as doações sejam retiradas no local.

No mês de fevereiro as Bibliotecas Públicas Comunitárias, (conhecidas como Escolas do Futuro), retomam suas atividades com o cadastramento de aproximadamente 947 alunos que ingressam no 1º Ano do Ensino Fundamental da rede municipal de ensino, além das atividades rotineiras para todos os alunos das EMEB’s de São Carlos que contabilizam aproximadamente 5.355 estudantes, além do suporte para os Centros Municipais de Educação Infantil, através de malotes de livros e atividades conjuntas. Entre outras atividades as Bibliotecas Escolares Comunitárias oferecem aos alunos contação de histórias, teatros, oficinas, exposições e empréstimo de acervo complementando os trabalhos pedagógicos desenvolvidos pelos professores da rede municipal.

“Os livros paradidáticos quando disponibilizados as crianças e jovens norteiam o processo de alfabetização e a prática educativa em geral, contribuindo significativamente na construção de novas aprendizagens. Já entre os adultos os livros são agentes de transformação social, pois possibilita reflexão de mundo; aprimora e amplia o vocabulário, além de tornar o cidadão mais crítico e informado”, enfatiza a diretora do SIBI, Daniele Ferreira Furlan.

Todos os cidadãos podem realizar o cadastro gratuitamente para emprestar livros e, também, participar das atividades oferecidas pelas unidades. Para o cadastro é necessário comparecer a qualquer Biblioteca pertencente ao Sistema Integrado de Bibliotecas do Município de São Carlos, munido com o RG e comprovante de endereço. Para menores de 14 anos, é necessário o RG do responsável. Outras informações sobre as Bibliotecas de São Carlos podem ser obtidas pelo telefone 3374-4144. 

 

(11/02/2016)

 
 

Agendamentos de serviços

SIM ONLINE

Campanhas e Eventos