SAAE IDENTIFICA AFLORAMENTOS DE ÁGUA EM DIFERENTES PONTOS DE SÃO CARLOS PDF Imprimir E-mail

Após receber reclamações de supostos vazamentos de água, o Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAE) de São Carlos identificou, na última semana, vários pontos de afloramento de água do lençol freático, possivelmente ocasionados pelo alto índice de chuvas do início de janeiro. 
 
Após vistorias e com a suspeita de que a água aflorada não era proveniente da rede de abastecimento, a equipe da Estação de Tratamento de Água (ETA) Vila Pureza realizou coleta de amostra nos locais e análises em laboratório da ETA. 
 
Sergio Pepino, presidente do SAAE, explicou que após o tratamento da água, o fluoreto se mantém ativo em seu trajeto pela rede de abastecimento. “Sempre que temos uma água de origem duvidosa fazemos a análise da presença do fluoreto. Nesses casos as análises não indicaram a presença desse elemento, o que nos levou a concluir que essa água não foi tratada.  Portanto, não vem da rede de abastecimento e não é um vazamento apesar de parecer”. 
 
Os pontos de afloramento comprovados foram: Edifício Green Tower, rua Cel. Carlos Simplício Rodrigues; Edifício Parintins, av. Comendador Alfredo Maffei; Santa Mônica, rua Carlos Sasso Garcia e na Rotatória da ETE, estrada Municipal Cônego Washington José Pera.
 
Com a diminuição das chuvas, esses pontos de afloramento de água do lençol freático tendem a desaparecer. 
 
(23/01/2016)