GUARDA MUNICIPAL DE SÃO CARLOS REALIZA TREINAMENTO DA ÚLTIMA TURMA PARA USO DE ARMA DE FOGO PDF Imprimir E-mail
A Guarda Municipal de São Carlos está realizando um treinamento especial com a última turma de agentes para manuseio de arma de fogo. Os guardas estão sendo treinados por instrutores da Guarda de Campinas.
Os agentes, além de fazer o treinamento de tiro, se aperfeiçoam em defesa pessoal, armamento, munição, técnicas operacionais e direção defensiva.
 
Segundo o subcomandante da GM de São Carlos, Paulo Sérgio da Silva, que acompanha os treinamentos, a formatura de todas as turmas será realizada no próximo dia 30, no Ginásio Milton Olaio Filho, local onde também estão sendo realizadas as aulas de defesa pessoal.
 
“O treinamento deve ser trimestralmente para a atualização das técnicas de defesa pessoal. Tenho certeza que essa capacitação vai mudar o procedimento dos agentes, beneficiando a população”, garante o instrutor da GM de Campinas, Wilson Mourão.
 
Já o comandante da Guarda de São Carlos, Marcos Ribeiro, explica que assim que os treinamentos terminarem será feita a solicitação junto à Polícia Federal para liberação do porte de arma. “Vamos protocolar o pedido de convênio na Polícia Federal em São Paulo e aguardar a vistoria deles, que checam a documentação e a reserva de armas”.
 
Quanto ao armamento Marcos Ribeiro disse que a GM de Campinas doou 60 revólveres calibre 38 para São Carlos. “Agora vamos pedir a liberação para o Exército do registro dessas armas, só assim poderemos receber a doação”, finaliza o comandante.
 
No total são 80 horas aula. Nesta quinta-feira (21), será ministrada aula de legislação no Tiro de Guerra. Na sexta-feira (22), o treinamento de direção defensiva será na Exposhow. Na segunda-feira (25), manuseio de arma de fogo no Tiro de Guerra. Na terça e quarta-feira (27), o treinamento será na GM de Campinas no caminhão com stand de tiro virtual e também no stand real. Na quinta e sexta (29) acontecem as aulas de técnicas operacionais no Tiro de Guerra.
 
A iniciativa pretende melhorar as condições de trabalho dos agentes que hoje utilizam arma de choque não letal, prendendo marginais, nos órgãos públicos, recuperando veículos furtados e demais ocorrências que surgem.
 
(20/10/2016)