DEFESA CIVIL FECHA ESTATÍSTICA E APONTA 2015 COMO ANO DE MAIS CHUVAS NA ÚLTIMA DÉCADA EM SÃO CARLOS PDF Imprimir E-mail
A Defesa Civil de São Carlos divulgou as estatísticas finais das chuvas em São Carlos em 2015. Os dados apontam números impressionantes, a cidade teve 2.439 milímetros de chuvas no ano. “Para fazermos uma comparação, é praticamente a média da Amazônia, onde as chuvas atingem entre 2.500 e 3.000 milímetros por ano”, alerta o diretor da Defesa Civil, Pedro Caballero.
 
Caballero destaca em especial o mês de novembro. “Há dez anos tivemos 150 milímetros de chuvas em novembro. A média sempre ficava em torno de 200, mas em 2015 foram 604 milímetros, com a enchente que causou todo o transtorno no centro e em outros pontos de São Carlos”, afirma o diretor da Defesa Civil.
 
A situação deve se manter a mesma neste começo de 2016. A Defesa Civil já recebeu os dados do INPE sobre a previsão para a próxima semana. “A partir deste sábado (9) e domingo devemos ter pancadas isoladas. Depois a previsão é que até quinta-feira a cidade enfrente chuvas durante todo o período”,  explica Pedro Caballero.
 
A Defesa Civil de São Carlos, juntamente com a Defesa Civil estadual, está elaborando um plano de ação que vai envolver ainda mais a comunidade na prevenção e ação durante chuvas fortes e enchentes. “A Prefeitura trabalha em obras para minimizar os efeitos, mas precisamos estar mais preparados para enfrentar a adversidade no momento em que acontece. Em breve anunciaremos de que forma todos podemos trabalhar mais integrados”, disse Caballero.
 
PROBLEMAS – As chuvas fortes trazem ainda outros transtornos, como o aumento dos buracos na cidade.  “Para que haja operação Tapa-buraco, ou recape, é preciso sempre de pelo menos uma semana sem chuvas, para que o solo fique seco, o que é muito difícil nesta época”, explicou o diretor da Defesa Civil.
 
(08/01/2016)