PREFEITURA E CÂMARA APROVAM LEI QUE INCENTIVA SEMANA ACADÊMICA CULTURAL AFRICANA PDF Imprimir E-mail
A Prefeitura de São Carlos realiza nesta quarta-feira (18), a partir das 19h30, no auditório Bento Prado Júnior, no Paço Municipal, a publicização da lei que inclui no calendário oficial de eventos do município, a Semana Acadêmica Cultural Africana, a realizar-se na semana do dia 25 de maio em comemoração ao “Dia de África”.
 
O Projeto de lei do vereador Ditinho Matheus, aprovado por unanimidade na Câmara Municipal e sancionado pelo Prefeito Paulo Altomani, prevê que a coordenação do evento ficará a cargo da entidade que representa a Comunidade Africana de São Carlos em parceria com o poder público.
 
A Semana Acadêmica Cultura Africana contará com atividades culturais, sociais e políticas voltadas à valorização da contribuição dos povos africanos na formação da cidade, do estado e do país, bem como à solidariedade com os que ainda sofrem os efeitos da herança colonialista naquele continente.
 
Na justificativa do projeto, o vereador destacou que no âmbito de acordo de cooperação técnico-cultural que o Brasil desde os anos 70 mantém com alguns países do continente africano, São Carlos vem recebendo, através da Universidade de São Paulo (USP) e Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) estudantes oriundos de alguns países da África em convênios de graduação e pós-graduação em diferentes áreas de conhecimento.
 
Os alunos fundaram a Comunidade Acadêmica Africana de São Carlos (CAASCar), escolhendo o mês de maio para realizar sua atividades acadêmicas e culturais dentro e fora das universidades, visto que em maio, em especial o dia 25, se comemora a fundação da Organização da Unidade Africana em Addis ABeba/Etiópia – atual União Africana – que na época teve como intuito traçar estratégias sobre o processo de descolonização do continente e hoje o seu objetivo é defender seus interesses.
 
Ditinho frisou que a instituição da Semana Acadêmica Cultural Africana “é um reconhecimento à contribuição desses povos à nossa história e formação, através da criação de um evento de valorização das culturas africanas e afro-brasileiras em nossa cidade”. 
 
Neste ano com o apoio da Prefeitura de São Carlos, por meio da Secretaria Municipal de Educação, a Comunidade Acadêmica Africana de São Carlos (CAASCar), em parceria do SESC São Carlos, Senac, Coordenadoria de Ações Afirmativas e outras Políticas de Equidade (CAAPE) da Pró-Reitoria de Graduação da UFSCar, Rádio UFSCar, Coletivo Nacional de Juventude pela Igualdade Racial (Conajir), Cine UFSCar e Afro Brasilidade brincos, foi realizado a XI Semana Acadêmica Africana de São Carlos, evento que reuniu diversos representantes da comunidade Afro do município e da região.
 
O prefeito Paulo Altomani, destacou a importância do evento agora ser aparado por lei fazer parte do calendário oficial de eventos do município. “O projeto enaltece ainda mais a fraternidade e o respeito que nós temos com todos os afrodescendentes. É uma satisfação aprovar a lei que coloca a Semana Acadêmica Cultural Africana no calendário oficial de eventos do município”, disse o prefeito.
 
(17/11/2015)
 
 

Agendamentos de serviços

SIM ONLINE

Campanhas e Eventos