ETE MONJOLINHO FAZ MONITORAMENTO DIÁRIO E GARANTE EFICIÊNCIA NO TRATAMENTO DE ESGOTO |
Com capacidade de tratamento de 635 litros por segundo, a Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) Monjolinho do Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAE) desenvolve um criterioso trabalho de monitoramento que garante a eficiência de seu trabalho. Segundo Leila Jorge Patrizzi, gerente de operações de tratamento de Água e Esgoto do SAAE, esse monitoramento é feito por profissionais capacitados que atuam no laboratório Físico-químico e Microbiológico da ETE. “São coletadas amostras em cada etapa do tratamento. Em cada amostra são realizadas análises de pH, turbidez, cor, alcalinidade, DBO, DQO, toda a série de sólidos, coliformes totais, Escherichia coli, entre outras. Através dos resultados dessas análises é possível avaliar a eficiência da ETE e também de cada etapa de tratamento”, explicou.
O trabalho, realizado pelas profissionais Samara Fontanezi Ferreira e Mariana Rodrigues Ferreira, orienta as demais ações desenvolvidas na ETE. “Nossas analises determinam se os parâmetros estão ou não adequados. De acordo com esses resultados são ajustadas as quantidades de produtos químicos para cada fase do tratamento”, explicou Samara. Também são realizados os monitoramentos das Estações de Tratamento de Esgoto (ETEs) de Água Vermelha e de Santa Eudóxia.
Além das ETEs, as profissionais monitoram diretamente as águas do Monjolinho e do Rio Quilombo, em Santa Eudóxia. “O esgoto tratado nas ETEs Monjolinho, Água Vermelha e Santa Eudóxia atendem às legislações vigentes (Decreto 8468) e as águas dos referidos rios estão compatíveis com as suas respectivas classificações”, complementou.
O presidente da autarquia, Sergio Pepino, ressaltou que por meio de convênio assinado com o Ministério das Cidades, no valor de R$ 27.334.143,37, a ETE Monjolinho deverá aumentar sua capacidade de tratamento para 954 litros por segundo de esgoto, garantindo que o esgoto na cidade seja tratado até 2031.
O convênio com o Ministério das Cidades inclui projeto Técnico Social, que deve atender à comunidade, com ações como reuniões, vivências, capacitações, oficinas e apresentações, para conscientizar sobre a necessidade de ações para a sustentabilidade da estação e do Meio Ambiente.
A ETE Monjolinho está localizada à estrada vicinal Cônego Washington José Pêra, s/n e funciona 24 horas, inclusive sábados, domingos e feriados, com uma equipe composta por 27 pessoas responsáveis pela administração, operação e manutenção.
(09/11/2015)
|