SAÚDE REALIZA CAPACITAÇÃO SOBRE TESTE DO PEZINHO |
A Secretaria Municipal de Saúde, por meio da Vigilância Epidemiológica, realizou na última semana, no auditório do Paço Municipal, uma capacitação com tema Triagem Neonatal (teste do pezinho), ministrada pelo o enfermeiro Thiago Santos Rosário, do Laboratório APAE-SP.
O teste do pezinho, também conhecido como triagem neonatal ou rastreio neonatal, é um exame grátis e obrigatório feito em todos os bebês recém-nascidos que ajuda a diagnosticar algumas doenças, como Fenilcetonúria ou Hipotireoidismo congênito.
Thiago Santos Rosário fez uma revisão dos procedimentos na coleta do teste do pezinho e informou as mudanças do novo protocolo do exame, como por exemplo, quanto ao tempo de coleta, que deve ser realizada depois de 48 horas ou até o 5º dia de vida.
O enfermeiro ressaltou a importância do uso correto da lanceta e o local da punção na hora da coleta. Outro assunto abordado foi quanto à recoleta do teste na Hiperplasia Adrenal Congênita que passou a ser realizada em recém-nascido com peso abaixo de 1.500g, quando a gestante usou ou não corticoide em até 15 dias antes do parto.
Os participantes também foram informados que a referência da Fibrose Cística passou a ser considerada normal com valores inferiores à 80ng/ml e não mais 70 ng/ml.
Participaram da capacitação os profissionais da enfermagem das Unidades Básicas e de Saúde da Família, da Maternidade de São Carlos, Casa de Saúde, UTI 24 horas Unimed e UTI Neo da Santa Casa, além de alunos de cursos técnicos de enfermagem e graduandos da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar).
(16/10/2015)
|