SÃO CARLOS PARTICIPA DA CONFERÊNCIA ESTADUAL DE ASSISTÊNCIA SOCIAL PDF Imprimir E-mail

A Secretaria Municipal de Cidadania e Assistência Social de São Carlos participou nos dia 6,7 e 8 de outubro, em Águas de Lindóia, da X Conferência Estadual de Assistência Social. O evento reuniu gestores públicos, entidades, usuários e técnicos de políticas públicas ligadas a assistência social. A assistente social Maria Isabel Alamo Gabrine e a chefe de Divisão da Proteção Especial, Eliana Conceição Piassi, participaram como representantes governamentais, representando a Secretaria Municipal de Cidadania e Assistência Social e Maria Amélia Semifoque, representando a sociedade civil.
 
Mais de mil pessoas participaram de um amplo debate sobre o Sistema Único da Assistência Social (SUAS), durante a abertura da Conferência Estadual . Para os participantes, o desafio está na construção das diretrizes para os próximos 10 anos do Sistema Único da Assistência Social (SUAS).
 
Entre os diversos assuntos discutidos, a dignidade da pessoa humana, a justiça social, a importância da leitura territorial, a qualificação e a gestão do trabalho do SUAS tiveram destaques. Para a professora Prof. Dra. Maria Luiza Rizzotti, que proferiu a palestra magna, é preciso reconhecer e capacitar o potencial do trabalhador. A palestrante revelou ainda o objetivo da nova perspectiva na qual é imprescindível que os gestores sejam capazes de operar o Sistema Único de Assistência Social.
 
As prioridades apontadas pelos municípios foram analisadas, sendo que, em alguns casos, sugeridas alterações para conhecimento e novas estratégias a serem adotadas pelo Estado e União.
 
Assuntos mais considerados pelos participantes foram: a gestão do Programa Bolsa Família, o prontuário eletrônico do Sistema Único de Assistência Social, a necessidade de espaço adequado para atender o usuário, a atenção à saúde do trabalhador, novas formas de gestão, regionalização dos serviços de proteção especial, trabalho diferenciado de acordo com a extensão do município, além da  importância da educação continuada.
 
O secretário de Estado de Desenvolvimento Social, Floriano Pesaro, fez questão de ouvir os apontamentos dos delegados, usuários e trabalhadores do Sistema Único de Assistência Social (SUAS) e ponderou: “Foi extremamente valiosa a troca de experiência e o diálogo neste segundo dia. Percebemos uma assistência social ativa com foco no atendimento às pessoas em situação de vulnerabilidade social”.
 
De acordo com Floriano, em tempos de crise financeira, percebe-se o aumento de cerca de 20% na procura por serviços sociais nos Centros de Referências de Assistência Social (CRAS), o que é preocupante. “Nós precisamos de mais recursos para um trabalho social básico, médio e de alta complexidade, com foco no ser humano. O governador Geraldo Alckmin determinou que estejamos sempre imbuídos no espírito social para melhorar a vida das pessoas. Estamos firmes neste propósito”, disse Floriano.
 
Após a Plenária, leitura e aprovação das propostas, ocorreu a escolha de delegados e suplentes para a Conferência Nacional de Assistência Social, que acontece de 6 a 8 de dezembro, em Brasília. Maria Isabel Alamo Gabrine da Secretaria Municipal de Cidadania e Assistência Social de São Carlos) e Maria Amélia Semifoque pela sociedade civil de São Carlos foram escolhidas para a Macro Região de Ribeirão Preto.
 

(13/10/2015)

 
 

Agendamentos de serviços

SIM ONLINE

Campanhas e Eventos