PREFEITO REIVINDICA NOVAS MORADIAS DURANTE ENCONTRO COM SECRETÁRIO DE ESTADO DA HABITAÇÃO
PREFEITO REIVINDICA NOVAS MORADIAS DURANTE ENCONTRO COM SECRETÁRIO DE ESTADO DA HABITAÇÃO PDF Imprimir E-mail
O prefeito Paulo Altomani e o presidente do Progresso e Habitação de São Carlos (Prohab), Mauro Moraes, participaram na manhã desta sexta-feira (9), no Centro Internacional de Convenções Doutor Nelson Barbieri, em Araraquara, de um encontro com o Secretário de Estado da Habitação, Rodrigo Garcia. O prefeito reivindicou a construção de mais um conjunto habitacional e da Vila Dignidade.
 
O evento que teve como objetivo aproximar a secretaria do estado com os gestores municipais busca atender o déficit de moradias e mostrar projetos do estado para o desenvolvimento urbano para os próximos anos. Participaram prefeitos e representantes das 60 cidades que compõe a região de Araraquara, o Deputado Estadual Aldo Demarchi, o presidente do CDHU, Marcos Penido, o presidente do Comitê Executivo do Programa Cidade Legal, Renato Góes, o diretor técnico do CDHU, Agnaldo Quintana, o diretor de Atendimento Habitacional, Ernesto Neto, o gerente regional do CDHU, Benedito dos Santos, vereadores e o anfitrião, Marcelo Barbieri, prefeito de Araraquara.
 
O secretário Rodrigo Garcia mostrou toda a estrutura institucional do setor habitacional, números de programas habitacionais, implantação de um programa eletrônico que visa agilizar a análise de documentos e abordou todo plano estadual de habitação para até 2023.
 
Só por meio da Companhia de Desenvolvimento Habitacional e Urbano do Estado de São Paulo (CDHU), 14.517 unidades foram entregues na região central do Estado, outras 642 estão em obras. Já o programa Casa Paulista em parceria com o Governo Federal por meio do Programa Minha Casa, Minha Vida, atualmente está presente em mais de 102 municípios, com 93.450 unidades em andamento e mais 14.145 entregues. 
 
De acordo com o secretário Estadual de Habitação novos programas voltados para as cidades do interior estão nos projetos para os próximos anos. “Nossas diretrizes para os próximos quatro anos são: O CDHU para as cidades menores, Casa Paulista para as cidades médias ou grandes e por último, parcerias públicas privadas para a região metropolitana. Com esse esforço esperamos manter o nível de contração perante a crise e atender todos os municípios que tem condições de receber novas moradias”.
 
Para o presidente do Progresso e Habitação de São Carlos, a reunião foi produtiva e promissora. “São atitudes de curto prazo não só para habitação, mas também para lotes urbanizáveis. Outro assunto importante abordado foi a regularização fundiária, que é o grande problema de muitos municípios. Essa atitude do Governo do Estado de estar próximo aos municípios na resolução dos problemas para mais moradias é uma ação muito importante”, avaliou Mauro Moraes. 
 
Ao final do encontro, os prefeitos ou representantes dos municípios, puderam tirar dúvidas sobre os programas, resolver pendências e despachar solicitações com representantes da secretaria de Habitação do Estado e do CDHU. O prefeito Altomani aproveitou para fazer três reivindicações. “Solicitei a construção do próximo conjunto habitacional, o Ludovido Altomani, que ficará ao lado do Eduardo Abdelnur. Também pedi e construção da Vila Dignidade, que é uma pendência que temos com São Carlos e novas moradias para 60 famílias que moram em uma área de risco na Vila Jacobucci, próximo á rodovia Washington Luis”, conclui o prefeito.
 
(09/10/2015)
 
 
 

Agendamentos de serviços

SIM ONLINE

Campanhas e Eventos