INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO SOLICITA PAVIMENTAÇÃO DE VIA MUNICIPAL PARA INICIAR ATENDIMENTO NO PRÉDIO NOVO |
O prefeito Paulo Altomani, acompanhado do diretor da Secretaria de Habitação, André Fiorentino e do chefe de Gabinete, Márcio Monzane, se reuniu na manhã desta terça-feira (6), com Eduardo Antonio Modena e Wania Tedeschi, respectivamente, reitor e diretora geral do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia (IFSP).
A pauta da reunião foi a pavimentação da via que liga o condomínio Bosque São Carlos a entrada independente do novo prédio do Instituto, um trecho de 700 metros.
Segundo o reitor, Eduardo Antonio Modena, inicialmente a interligação seria feita por meio do Campus da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), onde atualmente o Instituto Federal funciona, porém seria necessário passar por um trecho de cerrado, o que a Promotoria do Meio Ambiente entendeu que não seria indicado. “Para que possamos viabilizar a entrada independente do Instituto Federal precisamos do asfaltamento dessa via municipal, pois somente assim poderemos transferir os trabalhos para esse local, oferecendo segurança e transportabilidade para alunos, professores, funcionários e fornecedores”.
Hoje o Instituto oferece 3 cursos superiores (tecnólogos), 2 técnicos e 1 especialização Lato sensu, atendendo 1.000 alunos. “A ideia é que assim que o novo prédio entre em funcionamento novas vagas sejam abertas, assim como 4 novos cursos técnicos e um superior na área de computação”, afirma a diretora geral, Wania Tedeschi.
Para André Fiorentino, diretor da Secretaria de Habitação e Desenvolvimento Urbano, inicialmente será necessário a análise do projeto, já que o trecho inicial dessa via já foi pavimentado. “Vamos checar junto a Secretaria de Obras se já existe um projeto para depois fazermos uma projeção de custos. Sem dúvida é uma obra necessária para que o Instituto passe a funcionar nesse local, por isso vamos apresentar essa reivindicação também na reunião do Conselho Municipal de Desenvolvimento Urbano de São Carlos (Comdusc)”.
“Vamos primeiro aguardar o que o Comdusc vai deliberar. Caso não não seja possível, vamos tentar alternativas. Mas com certeza vamos viabilizar essa pavimentação, visto a importância dessa grande instituição de ensino reconhecida por sua excelência no ensino público gratuito de qualidade”, ressaltou o prefeito Paulo Altomani.
A nova sede do IFSP (Campus São Carlos) tem 8 mil metros quadrados de área construída, com possibilidade de expansão em mais 2 mil metros quadrados. São 17 laboratórios para três áreas de conhecimento: manutenção de aeronaves, computação e gestão.
(06/10/2015)
|