PREFEITURA LANÇA A CAMPANHA "JUNTOS PELA VIDA. TODOS CONTRA A DENGUE" PDF Imprimir E-mail
A Prefeitura de São Carlos, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, lança nesta sexta-feira (2), às 16h, no auditório da Escola Estadual Álvaro Guião, a campanha “Juntos pela Vida. Todos contra a Dengue”.
 
A campanha terá início com o desenvolvimento de ações em parceria com a Secretaria Municipal de Educação e a Diretoria Regional de Ensino, envolvendo cerca de 20 mil alunos, além de professores e profissionais das unidades de saúde da família.
 
Para as atividades que serão desenvolvidas nas Escolas Estaduais, cada aluno receberá material impresso para levar para casa e um check list, ele deve seguir as orientações e promover as ações propostas em conjunto com a família e depois registrar essas ações nas fichas disponibilizadas, entregando esse material para o professor responsável. A intenção é que esses alunos multipliquem os conhecimentos e se tornem agentes mirim contra a dengue.
 
Após esse período será realizada uma avaliação da incidência da doença no município. O bairro com menor incidência da dengue e as escolas dessa localidade serão homenageadas pela Prefeitura”, disse Márcia Pallone, chefe da Divisão de Vigilância Epidemiológica.
 
Já as escolas de ensino fundamental do município vão participar da “1ª Olimpíada Municipal de São Carlos contra o mosquito Aedes”. A competição vai envolver 3.998 alunos, professores e agentes de saúde das unidades de saúde da família cuja escola está inserida no território. Inicialmente serão distribuídos 1.308 kits  ‘Kikito’ (1 kit por grupo de 4 alunos). Os agentes de saúde irão realizar a divulgação da Olimpíada nos bairros e os professores irão apresentar o conteúdo pedagógico aos alunos em sala de aula, através dos kits educacionais fornecidos. 
 
Depois desta primeira etapa, os professores iniciarão as competições entre os alunos, por meio do Jogo do Kikito, que traz perguntas e respostas, além de um holograma e uma raquete mágica 3D. Através dessa brincadeira, as crianças aprenderão tudo sobre Dengue, Chikungunya e Zika e deverão convidar seus familiares e seus vizinhos para participar da iniciativa e para assistir uma palestra feita pelo agente de saúde na escola. 
 
Após a palestra, todos poderão participar de um jogo de perguntas e respostas, em que o agente terá uma raquete enorme e através da brincadeira irá matar todos os mosquitos do bairro. A escola campeã ganhará prêmios.
 
“Todas essas ações fazem parte do Plano Municipal de Contingência contra a Dengue, Chikungunya e Zika de São Carlos 2015/2016 que tem como objetivo desenvolver ações de prevenção, controle dos processos epidêmicos, assistência, comunicação e mobilização social. Por isso estamos fazendo uma grande parceria entre a Secretaria de Saúde, Vigilância Epidemiológica, Secretaria Municipal de Educação e Diretoria de Ensino, para que possamos desenvolver ações de educação em saúde, especialmente no sentido de evitar ou eliminar os criadouros do mosquito Aedes aegypti, informar sobre os perigos e as causas dessas doenças. A ideia é fortalecer as ações de combate principalmente a dengue, evitando assim o registros de muitos casos em São Carlos”, explica o secretário de Saúde, Marcus Petrilli.
 
Durante esse período, por meio da Secretaria Municipal de Serviços Públicos, também serão realizadas a retiradas de materiais inservíveis dos imóveis, limpeza de bueiro e terrenos baldios em várias regiões da cidade. Conforme a programação do Plano Municipal de Combate a Dengue, para atividade de Mutirão de Limpeza, serão disponibilizados 5 caminhões e 20 agentes gerais. Será estabelecido um cronograma geral dos bairros que será divulgado com antecedência, além de um carro de som que vai divulgar as ações previamente nos locais.
 
De julho de 2014 até junho de 2015 o município registrou 21.254 notificações da dengue. Estão incluídas nesse total todas as notificações emitidas pelas redes pública, particular e conveniada de saúde.
 
Neste período de epidemia, para garantir a qualidade da assistência ao suspeito de dengue, o município também montou dois centros de apoio, conhecidos como “Hospitais de campanha”. Um junto a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) da Vila Prado que atendeu 3.092 pessoas com suspeitas da doença. Outro no Cidade Aracy que prestou atendimento a 356 pessoas, garantindo assim a redução do tempo de espera no atendimento. 
 
(01/10/2015)
 
 

Agendamentos de serviços

SIM ONLINE

Campanhas e Eventos