PREFEITURA REALIZA I FÓRUM DE PRÁTICAS INTEGRATIVAS E COMPLEMENTARES E EDUCAÇÃO POPULAR EM SAÚDE PDF Imprimir E-mail
A Prefeitura de São Carlos, por meio das Secretarias Municipais de Saúde, Comunicação e Serviços Públicos, em parceira com a ONG Círculo de São Francisco, UFSCar, Écovil Tibá, Chácara do Sucumini e Fundação Educacional de São Carlos (FESC), realizou nesta terça-feira (22), as atividades do I Fórum de Práticas Integrativas e Complementares (PICs) e Educação Popular em Saúde (EPS).
 
Durante todo o dia foram oferecidos para a população e interessados da área, palestras e debates. O evento oferecido na FESC teve como objetivo fortalecer as ações do gênero no município. A atividade faz parte da 2.ª semana de Fitoterapia, com abertura oficial marcada para a próxima quinta-feira (24), a partir das 9h30, na Praça do Mercado Municipal. 
 
Por meio do projeto de lei Municipal 17.194/2014 de autoria do Vereador José Luis Rabello, a semana que já faz parte do calendário oficial de São Carlos visa informar a população sobre o poder das plantas fitoterápicas e seu plantio, procurando sensibilizar, conscientizar e mobilizar a opinião pública a respeito do uso de ervas e plantas medicinais como alternativa de tratamento de doenças. 
 
Participaram do Fórum, Lairton Bueno Martins (Área Técnica de Práticas Integrativas e Complementares do SUS do Ministério da Saúde), a médica homeopata Maria Tereza Rodrigues Suarez da Secretaria de Saúde e Assistência Social de Pindamonhangaba, a arteterapeuta Maria de Fátima Barros, o coordenador da Educação Popular do Ministério da Saúde, Osvaldo Bonetti, o autor do projeto de lei, vereador José Luis Rabello, o secretário Municipal de Serviços Públicos, Marcos De Thomazo, o presidente da FESC, Ney Vilela, a chefe de Gabinete da Secretaria Municipal de Saúde, Luciana Caldeira e o presidente do Conselho Municipal de Saúde, Natanael Alves da Silva.
 
Na ocasião a primeira Dama e Presidente do Fundo Social de Solidariedade “Amai-vos”, Alice Altomani, representando o prefeito Paulo Altomani, falou da importância do encontro. “A discussão que antecede a semana de Fitoterapia é muito importante, já que estamos implantando o método na rede municipal de saúde. Os fitoterápicos regulamentados pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), devem ser explorados e disponibilizados como alternativa de tratamento”, concluiu ela.
 
O encerramento do I Fórum de Práticas Integrativas e Complementares (PICs) e Educação Popular em Saúde (EPS) ficou por conta professor do Departamento de Química e Física Molecular do Instituto de Química da USP São Carlos, que fez uma conferência sobre o “fosfoetanolamina e Câncer”.
 
(22/09/2015)
 
 
 

Agendamentos de serviços

SIM ONLINE

Campanhas e Eventos