SECRETARIA DE CIDADANIA REALIZA REUNIÃO SOBRE SÃO PAULO AMIGO DO IDOSO |
A Secretaria Municipal de Cidadania e Assistência Social, por meio da Divisão de Políticas e Atendimento do Idoso e Pessoa com Deficiência, realizou uma reunião da comissão intersecretarial na tarde desta segunda-feira (21), no auditório do Paço Municipal, dentro do Programa São Paulo Amigo do Idoso. Estiveram presentes funcionários das secretarias municipais de Saúde, Esportes e Lazer, Desenvolvimento Sustentável, Ciência e Tecnologia, Fundação Educacional São Carlos (FESC), além de representantes do Conselho Municipal do Idoso e entidades de atendimento a esse segmento.
O programa baseia‐se no conceito de “envelhecimento ativo” da Organização Mundial de Saúde (OMS). “Para o Governo de São Paulo, promover um envelhecimento ativo significa oferecer à população com mais de 60 anos a oportunidade de conviver em sociedade, o direito de demonstrar suas opiniões, tomar decisões políticas, circular pela cidade, consumir arte e cultura, relacionar ‐se e ter saúde física e mental”, explicou a secretária de Cidadania e Assistência Social, Wiviane Tiberti.
Objetivo da reunião também foi analisar os parâmetros de avaliação propostos pelo Governo do Estado para obtenção do Selo Amigo do Idoso. Para conseguir o Selo, o município deve realizar 10 ações obrigatórias e quatro eletivas, todas baseadas nos pilares do Programa São Paulo Amigo do Idoso (Proteção, Educação, Saúde e Participação).
Segundo Sônia Ferraz, chefe da Divisão de Políticas e Atendimento do Idoso e Pessoa com Deficiência, São Carlos já assinou o termo de adesão. “Uma das ações é exatamente essa reunião e o preenchimento deste questionário que distribuímos hoje para os parceiros responderem. Também já temos implantadas ações chamadas obrigatórias, como o Conselho Municipal do Idoso, que terá papel fiscalizador das providências que a Prefeitura ainda precisa tomar para ser certificada”.
O município também deve traçar um plano de metas e fazer o diagnóstico de gestão sobre as políticas já existentes, além de incluir ações para garantir os direitos dos idosos nos Planos Municipais de Saúde e de Assistência Social, por exemplo.
Para manter o Selo, o município deve, a cada dois anos, renovar o seu compromisso, medindo o desempenho do que já foi feito e implantando novas ações.
Selo Amigo do Idoso - O Programa São Paulo Amigo do Idoso e o Selo Amigo do Idoso, instituídos pelo Decreto nº 58.047, em 15 de maio de 2012, foram criados como instrumentos de promoção de amplo processo de mobilização regional de diversos setores governamentais e da sociedade para desenvolver territórios amigáveis com foco no envelhecimento ativo do Estado de São Paulo. O Selo Amigo do Idoso foi constituído com o objetivo de estimular os municípios, entidades públicas e sociedade civil a implantarem ações referenciadas pelo Programa São Paulo Amigo do Idoso. De acordo com boas práticas públicas voltadas aos idosos, o Selo certificará municípios paulistas, órgãos da administração direta e indireta e entidades públicas e privadas integrantes do Programa.
(21/09/2015)
|