ALTOMANI CONHECE NOVO SISTEMA PARA TRATAMENTO DE ÁGUA POR MEMBRANAS COM TECNOLOGIA DE ULTRAFILTRAÇÃO
ALTOMANI CONHECE NOVO SISTEMA PARA TRATAMENTO DE ÁGUA POR MEMBRANAS COM TECNOLOGIA DE ULTRAFILTRAÇÃO PDF Imprimir E-mail
O Prefeito Paulo Altomani e o presidente do Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAE), Sérgio Pepino, estiveram na manhã desta sexta-feira (18), na Estação de Tratamento de Água Alto da Boa Vista - ETA ABV para conhecer o sistema para tratamento de água por membranas com tecnologia de ultrafiltração.
 
Na ocasião o gerente de produção da ETA-ABV, Angelino Aniello Saullo, acompanhado dos engenheiros Gustavo Carvalho, Waldir Folgosi e Celso Von Atzingen, da Centroprojekt do Brasil, empresa que desenvolveu o sistema, acompanharam a comitiva de São Carlos durante a visita técnica. Eles mostraram passo a passo o funcionamento da unidade de produção.
 
A instalação de membranas ultrafiltrantes é uma tecnologia de ponta já empregada em países como Estados Unidos, Israel e Cingapura e já vinha sendo adotada pela Sabesp na ETA Rio Grande. Segundo o gerente de produção da ETA-ABV, Angelino Aniello Saullo, a maior vantagem do sistema é o tempo de instalação. "Em seis meses conseguimos incrementar 1 metro cúbico de água por segundo para população. Nos outros seis meses conseguimos mais 1 metro cúbico em uma área de somente 800 metros por cada metro cúbico por segundo", explicou ele
 
Saullo também ressaltou que o preço sistema por membranas é bastante similar ao de uma ETA convencional, porém com 2 mil litros por segundo a mais de tratamento na planta do ABV. Para o presidente do SAAE, Sérgio Pepino, o sistema é moderno, eficiente e rápido. “A ETA da Carlos Botelho trata 550 litros por segundo e a do Ceat 30 litros por segundo. Nós temos um projeto para construir uma ETA nova no Ceat para tratar 100 litros por segundo. O investimento será de R$ 24 milhões, com tudo aprovado pela Caixa Econômica Federal, só falta assinarmos o contrato", disse ele.
 
"É um sistema utilizado em outros países com sucesso e que está ajudando muito o Governo do Estado a enfrentar essa crise hídrica. Já que a nossa ideia é construir uma nova estação de tratamento viemos conhecer essa nova solução mais moderna e ágil. A qualidade da água é fantástica. Pelo que vimos aqui a manutenção também é mais em conta, porque a quantidade de coagulante usado corresponde a um terço do outro sistema. A qualidade da água também é superior a da ETA convencional", pontuou o prefeito Paulo Altomani.
 
A ETA - ABV hoje é a segunda maior estação de São Paulo em instalações e a primeira em produção com16 mil metros cúbicos de água  por segundo, com capacidade para abastecer 5,5 milhões de pessoas na região metropolitana de São Paulo. Também acompanharam a visita o chefe de gabinete do SAAE, Acenir Magalhães, o engenheiro Woodrow Roma e o secretário de Governo, Waldomiro Bueno.
 
(18/09/2015)
 
 
 

Agendamentos de serviços

SIM ONLINE

Campanhas e Eventos