PROFISSIONAIS DO SAMU E UPA PARTICIPAM DE CURSO DE SUPORTE BÁSICO DE VIDA PDF Imprimir E-mail
A Secretaria Municipal de Saúde, por meio do Departamento de Gestão do Cuidado Hospitalar (DGCH), em parceria com a Academia da Força Aérea (AFA) de Pirassununga, iniciou nesta terça-feira (8), na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Santa Felícia, o curso “Suporte Básico de Vida”.
 
A atividade está sendo ministrada pelo suboficial e enfermeiro da AFA, Luiz Cesário Paes Leme, para profissionais do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) e das Unidades de Pronto Atendimento (UPAs). 
 
Segundo Regiane Figueira Spósito, diretora do Departamento de Gestão do Cuidado Hospitalar, a capacitação tem como objetivo atualizar os profissionais das portas de entrada de urgência e emergência no reconhecimento de uma situação de parada cardiorrespiratória. “O curso de Suporte Básico de Vida é uma metodologia internacionalmente reconhecida para orientar e preparar profissionais de saúde no atendimento da parada cardiorrespiratória e desobstrução de vias aéreas”.
 
Para Luiz Cesário Paes Leme, suboficial e enfermeiro da AFA, os profissionais do SAMU relembram o que eles já sabem e os da UPA estão vivenciando o que o pessoal do SAMU passa na rua. “Estamos integrando o SAMU com a UPA para que todos falem a mesma língua, para que o pessoal que está na UPA recebendo aquela vítima do SAMU, saiba quais foram os procedimentos já executados pelos colegas. Essa integração é de vital importância, porque melhora muito a assistência que podemos dar aos pacientes. Os cinco primeiros minutos após um acidente ou mal súbito são os mais críticos para a vítima. Essa atualização otimiza a prestação de serviço, podendo ser o diferencial na hora de salvar uma vida”.
 
O curso, com turmas de no máximo 20 alunos, também será oferecido nos dias 15 e 16, 22 e 23 e 29 e 30 de setembro.
 
(08/09/2015)
 
 
 

Agendamentos de serviços

SIM ONLINE

Campanhas e Eventos