CAMPANHA 3 BICHOS SERÁ REALIZADA EM SÃO CARLOS PDF Imprimir E-mail
A Divisão de Vigilância Epidemiológica, em parceria com o Centro de Atendimento de Infecções Crônicas, as Unidades de Saúde da Família (USFs) e o Programa de Saúde na Escola (PSE), inicia na próxima semana a Campanha 3 Bichos do Ministério da Saúde, que tem como objetivo eliminar Hanseníase, Tracoma e Geomintíase (verminose).
 
Classificada pelo Ministério como doença dos nervos, a Hanseníase é infecciosa, crônica, causada pelo Mycobacterium leprae e acomete, principalmente, a pele e os nervos periféricos. A recomendação é estar sempre atento a manchas esbranquiçadas, avermelhadas ou amarronzadas em qualquer parte do corpo e áreas da pele que não coçam, mas que causam a sensação de formigamento, ficam dormentes e que apresentem também diminuição ou ausência de dor, da sensibilidade ao calor, ao frio e ao toque.
 
Já a Tracoma, considerada uma doença previnivel dos olhos como maior causa de cegueira em adultos, afeta a conjuntiva, córnea e pálpebras, levando a uma inflamação crônica. Os sintomas iniciais são lacrimejamento, descarga muco purulenta e irritabilidade ocular.
 
E por último, a Geomintíase rotulada como doença da barriga, constitui um grupo de doenças parasitárias intestinais que acometem o homem e são causadas principalmente pelo Ascaris lumbricóides, Trichuris trichiuria e pelos Ancilostomídeos.
Segundo Márcia Pallone, chefe da Vigilância Epidemiológica, a campanha vai ser realizada nas escolas municipais e estaduais e cada doença terá um protocolo de tratamento. “No caso da Hanseníase o aluno receberá uma ficha de autoimagem que deverá ser preenchida pelos pais e devolvida para a escola, a intenção é identificar manchas no corpo da criança, em caso positivo ela será encaminhada para consulta médica. Já para detectar o Tracoma, profissionais capacitados realizaram a eversão de pálpebras e no caso da Geomintíase, doença também conhecida como verminose, após autorização dos pais, as crianças serão tratadas com antihelminticos”.
 
A campanha em São Carlos, que começa na terça-feira (8) pela a Escola Estadual Professor Adail Malmegrim Gonçalves, localizada no Distrito de Água Vermelha, será realizada com foco específico na faixa etária de 5 a 15 anos com objetivo de detectar casos realizando a busca ativa e instituir tratamento o mais cedo possível caso necessário.
 
(04/09/2015)
 
 
 

Agendamentos de serviços

SIM ONLINE

Campanhas e Eventos