SAÚDE INICIA CAPACITAÇÃO PARA IMPLANTAÇÃO DE MEDICAMENTOS FITOTERÁPICOS NA REDE |
A Prefeitura de São Carlos, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, iniciou nesta quinta-feira (13), na Fundação Educacional São Carlos do jardim Santa Paula, a capacitação dos profissionais da rede para a implantação de medicamentos fitoterápicos. O projeto experimental será inserido nas Unidades Básicas e de Saúde da Família gradativamente.
Até o mês de novembro 67 profissionais de diversas áreas participarão dos encontros que atende o cumprimento da Lei Nº 15.826/11 de autoria do vereador José Luis Rabello (Zé do Mato). Apesar de sancionada em 15 de setembro de 2011, o projeto só está sendo implantado neste ano com a aprovação do Prefeito Paulo Altomani.
De acordo com a farmacêutica que ministra a capacitação, Ketylin Fernanda Migliato, o trabalho envolve aceitação e padronização dos procedimentos. “Nosso objetivo é levar o conhecimento para o profissional da saúde, para que ele possa implantar a fitoterapia junto às plantas medicinais. Já no primeiro tema abordamos a legislação, para que eles saibam o que permitido, quem pode prescrever e o pode ser prescrito para os pacientes”, enfatizou ela.
Além da legislação, a capacitação também abordará bases galênicas e magistrais, tipos de plantas, entre outros. “O fitoterápico na rede de saúde será um complemento e uma opção de tratamento natural, sem reações químicas para o organismo do paciente. É uma benção poder receber o apoio do Prefeito para que a população tenha o direto de escolher que tipo de tratamento seguir”, disse a assessora parlamentar do vereador José Luis Rabello (Zé do Mato), Maria do Socorro Nunes Penha.
(13/08/2015)
|