PREFEITO PARTICIPA DA SESSÃO DE DIPLOMAÇÃO DOS GRÊMIOS ESTUDANTIS |
O prefeito Paulo Altomani participou na manhã desta terça-feira (11), no Salão do Júri do Fórum de São Carlos, em comemoração ao Dia do Estudante, 11 de agosto, da primeira cerimônia de posse das novas lideranças de grêmios estudantis da região. A solenidade foi realizada pela Secretaria de Educação do Estado e da Diretoria Regional de Ensino de São Carlos.
A sessão de diplomação foi conduzida pelo juiz da 3ª Vara Criminal de São Carlos e diretor do Fórum, André Luiz de Macedo e pela dirigente regional de Ensino, Débora Gonzalez Costa Blanco. Também participaram da solenidade a coordenadora geral de Educação Básica da Secretaria de Educação do Estado, Sônia Maria Brancaglion, o promotor Rafael Amâncio Briozo, a promotora Neiva Paula Paccola C. Pereira, o vereador Maurício Ortega, na ocasião representando a presidência da Câmara Municipal, o vereador Rodson Magno, representando o deputado federal Lobbe Neto, o tenente Gonzales, representando o tenente coronel Jean Charles Zanato, o delegado de polícia Geraldo Souza Filho e o advogado Daivid Pires, representando a OAB São Carlos, além de diretores, professores e alunos das escolas estaduais.
O objetivo do evento foi prestigiar as chapas vencedoras das eleições realizadas nas 43 escolas estaduais de São Carlos. Todas as unidades utilizaram o voto eletrônico, cujo sistema das urnas foi criado pela própria Diretoria de Ensino. Antes, porém, cada escola realizou a sua assembleia geral e definiu as funções de cada grêmio. Com o estatuto aprovado, as agremiações realizaram o processo eleitoral. Os grupos vencedores assumem o grêmio local para mandatos de, no máximo, um ano.
“Abrimos as portas para uma gestão formada por jovens e também crianças. No ensino médio e fundamental II, os grêmios já estão em 100% das escolas. A ideia agora é incentivar a participação dos menores, que hoje presidem grêmios em 11 unidades, e ampliar para todas as idades as ferramentas de protagonismo juvenil”, explicou a dirigente Débora Costa Blanco.
O prefeito Paulo Altomani falou da importância dos grêmios estudantis como um espaço de debate, trabalho em grupo e novas ideias. “O grêmio é o órgão máximo de representação dos estudantes. É o local onde o aluno não só defende seus direitos, mas também aprende ética e cidadania. É também um importante espaço de convivência, responsabilidade e de luta.
Altomani também lembrou a trajetória do líder estudantil Honestino Guimarães, que em razão da sua militância no movimento estudantil, foi preso por várias vezes e no ano de 1973, desapareceu. Seu atestado de óbito só foi entregue a família em 1996, 23 anos depois, e, ainda, incompleto, pois no documento não constava a causa da morte. “Foi oficialmente anistiado somente em 2013, quando também seu atestado de óbito foi completado, ficando claro que sua morte ocorreu em razão de atos violentos durante a ditadura militar”.
O juiz André Luiz de Macedo falou sobre participação e democracia. “A democracia é o governo da maioria e os grêmios estudantis são o coração pulsante da democracia nas escolas. É através dos grêmios que a democracia vive, a democracia nasce e a democracia é exercitada. É muito importante que vocês aprendam a respeitar a democracia, porque a democracia é sempre o governo da maioria, mas não da unanimidade”.
No encerramento da cerimônia o prefeito Paulo Altomani homenageou o juiz André Luiz de Macedo e a dirigente regional de Ensino, Débora Gonzalez Costa Blanco, com a escultura de uma araucária. Altomani também convidou todos os presidentes dos grêmios estudantis diplomados para conhecerem o dia a dia do poder executivo. A Prefeitura também entregou três medalhas com o brasão do município que foram sorteadas entre as escolas. As escolas estaduais Ludgero Braga, Péricles Soares e do Jardim dos Coqueiros foram as contempladas.
(11/08/2015)
|