SAAE PARTICIPA DE SEMINÁRIO DE GESTÃO PÚBLICA FAZENDÁRIA PDF Imprimir E-mail
Funcionários do SAAE, Serviço Autônomo de Água e Esgoto de São Carlos, participaram, nos dias 29 e 30 de julho, do 4º SGESP, Seminário de Gestão Pública Fazendária (Contabilidade – Controladoria – Orçamento – Finanças – Tributação), realizado em Ribeirão Preto. 
 
Um dos principais eventos do segmento fazendário no país, a versão 2015 do SGESP foi recordista de inscrições, com mais de 800 profissionais, de 150 municípios e de oito Estados. Na abertura, participaram o ministro da Secretaria de Micro e Pequena Empresa, Guilherme Afif Domingos e o secretário do Estadual de Fazenda, Renato Villela dos Santos. 
 
Para Miguel Angelo de Oliveira, Superintendente de Administração do SAAE, durante o seminário foram abordadas temáticas importantes para gestão da autarquia. “Trazendo novos conhecimentos que serão aplicados na obtenção de dados para tomada de decisões; na eficiência da aplicação dos recursos públicos e na transparência das informações”, explicou. Participaram do evento os funcionários do SAAE Sandra Elisa Alves da Silva, Danielle Tadeu Colmati e Gilmar Xavier Marques.
 
Entre outros assuntos, o Seminário discutiu fiscalização fazendária, orçamento, controladoria, contabilidade, financiamento para modernização dos municípios. Para o SAAE, os temas mais relevantes foram: 
 
 - A execução fiscal e formas de cobrança pelos entes públicos, destacando-se as formas de cobrança administrativa da dívida ativa, algumas preocupações pontuais com a gestão dos processos de execução fiscal e alternativas de gestão destes tendo como exemplo a experiência da cidade de Porto Alegre e São Paulo.
 
- A modernização do Controle Interno nos entes públicos como representante da administração na auditoria de processos e resultados, apoiando a administração para uma gestão eficiente e de resultados positivos.
 
- A importância de um sistema de custos e a transparência das informações para a eficiência dos gastos públicos.
 
- Linhas de financiamentos públicos para à Modernização da Administração Tributária e Gestão dos Setores Sociais Básicos, na qual bancos públicos oferecem financiamento para órgãos públicos modernizarem os setores ficais através de investimentos, com o objetivo de tornar a arrecadação tributária mais eficiente e eficaz.
 
- Sistemas de informações contábeis e fiscais do setor público que auxiliam o gestor na tomada de decisão e na adoção de ações que garantam a eficiência tributária.
 
- A contabilidade aplicada ao setor público: pontos relevantes da Normas Brasileiras de Contabilidade Aplicadas ao Setor Público referente as demonstrações contábeis, os novos prazos de implantação e a obrigatoriedade da regularização da administração patrimonial.
 
(04/08/2015)
 
 
 

Agendamentos de serviços

SIM ONLINE

Campanhas e Eventos