SAAE UTILIZA SISTEMA DE TELEMETRIA E TELECOMANDO PARA CONTROLE DE RESERVATÓRIOS PDF Imprimir E-mail

altO Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAE) de São Carlos opera um Sistema de Telemetria e Telecomando, por meio do qual operadores visualizam os níveis dos reservatórios, vazão e pressão das redes, além de controlar o funcionamento de motores, abrir e fechar válvulas e também monitorar as diversas variáveis elétricas como tensão (V), corrente (A), fator de potência, temperaturas e índices de chuva. O serviço foi instalado ainda em 1993.

 

O sistema opera a partir de sensores cuja comunicação do sistema é realizada em tempo real por meio de rádios wireless 5.8 GHz, radio-modem 900 MHz ou GPRS. As informações são disponibilizadas via Internet.

 

De acordo com o chefe do controle de abastecimento do SAAE, Maurício Hermann dos Santos, o sistema conta hoje com 48 estações, sendo 43 para sistema de captação, reservação e distribuição de água e cinco para Estação Elevatórias de Esgoto, controladas pela Central de Operação e Controle do Abastecimento (COCA).“O sistema conta, também, com controladores de vazão na saída dos reservatórios para monitoramento da vazão e de distribuição nos bairros. Essa é uma ferramenta eficaz, utilizada para  detectar, rapidamente, vazamentos de grande proporção em redes de água”, explicou.

 

O presidente do SAAE, Sergio Pepino, lembrou que São Carlos foi a primeira cidade do Brasil a desenvolver um sistema de telemetria e telecomando para saneamento. “A empresa Vector foi responsável pelo desenvolvimento tanto do hardware quanto do software para operação do sistema e a cidade saiu na frente na utilização desse recurso”.

 

O sistema foi desenvolvido na plataforma Operacional DOS e contava apenas com seis poços e reservatórios. Já as novas versões do sistema operam na plataforma Windows, que oferece uma interatividade maior com o operador.

 

Atualmente existe uma parceria com o grupo do Centro de Ciências Matemáticas Aplicadas à Indústria (CEPID-CeMEAI) da USP, para o desenvolvimento de modelos matemáticos e algoritmos que serão utilizados para fazer o planejamento do sistema de captação e bombeamento e auxiliará a autarquia a reduzir gastos com energia elétrica, a otimizar o uso dos recursos para captação e distribuição de água e deverá atuar junto ao Sistema de Telemetria e Telecomando do SAAE (leia mais http://migre.me/q7cWv).

 

 

(17/07/2015)

 

 

 
 

Agendamentos de serviços

SIM ONLINE

Campanhas e Eventos